DNIT prevê licitação para terceiras faixas da BR-282 até novembro, com obras a partir de 2027


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê lançar até novembro o edital de licitação para a implantação de terceiras faixas na BR-282, com início das obras estimado para os primeiros meses de 2027. A previsão foi repassada pelo superintendente regional do órgão, Amauri Lima, ao deputado estadual Lucas Neves (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar da BR-282 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

De acordo com a Superintendência Regional do DNIT, há previsão de R$ 15 milhões no orçamento para a execução dos primeiros trechos contemplados nesta etapa do projeto. O início dos trabalhos no começo de 2027 está condicionado à conclusão das etapas do processo licitatório.

“Quem desce a Serra pela 282 conhece o aperto no peito atrás de um caminhão carregado, numa subida sem espaço para ultrapassar. Muita família catarinense já perdeu alguém nessa estrada. A previsão do DNIT é uma boa notícia e eu vou acompanhar de perto”, afirmou Lucas Neves.

Projeto em andamento desde 2025
Em março de 2025, o DNIT assinou a ordem de início dos serviços para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para a implantação das terceiras faixas entre Águas Mornas e Alfredo Wagner. O trecho soma 80 quilômetros, entre o km 23,5 e o km 103,8, com investimento federal de R$ 2,1 milhões e prazo de 15 meses para a conclusão dos estudos.

Em outubro de 2025, o superintendente já havia citado a implantação de 16 quilômetros de terceiras faixas e 17 novos trevos e acessos entre as prioridades para a BR-282, além do projeto de duplicação total da rodovia. Os novos trevos e acessos são planejados em entroncamentos com histórico de acidentes.

Corredor logístico vital para Santa Catarina
Com mais de 600 quilômetros de extensão, de leste a oeste, a BR-282 conecta a Grande Florianópolis à Serra e ao Oeste catarinense, sendo um dos principais corredores logísticos do estado. O objetivo das obras é ampliar a trafegabilidade em um dos trechos mais sinuosos e íngremes de Santa Catarina, onde veículos pesados retêm o trânsito nos aclives e declives e formam longas filas.


24/09/2026

Fonte: Revista Expressa

 

Avisos Licitações

24/09/2026

Rio do Sul abre licitação para reformar pista de bicicross

A Prefeitura de Rio do Sul abriu licitação para a ...

24/09/2026

DNIT prevê licitação para terceiras faixas da BR-282 até novembro, com obras a partir de 2027

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...

24/09/2026

Novo Hamburgo abre licitação para coleta de lixo

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secreta...

14/09/2026

Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS

O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧