O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) planeja, para outubro, o edital de licitação do novo PNCV (Plano Nacional de Controle de Velocidade). Com o processo, serão contratadas as empresas responsáveis pela instalação, operação e manutenção de radares fixos, controladores de avanço de sinal vermelho e lombadas eletrônicas.
A nova licitação é necessária porque os contratos vigentes chegarão ao fim em dezembro. Atualmente, existem cerca de 3,5 mil equipamentos, que garantem o monitoramento de quase 6,5 mil faixas nos 55 mil quilômetros de rodovias administradas pelo órgão.
A nova contratação deve viabilizar o controle de mais de sete mil faixas. Serão substituídos controladores antigos e também serão implantados novos pontos de fiscalização. As infrações de trânsito registradas pelos aparelhos são enviadas, automaticamente, para o Dnit. Conforme o órgão, mensalmente são investidos cerca de R$ 4 mil por faixa fiscalizada.
O Dnit já divulgou que Minas Gerais terá 13,6% dos novos radares, lombadas e avanços. É o estado com maior percentual, num total de 476 novos equipamentos. Depois, vêm Bahia, com 10% (354) e Mato Grosso, com 8,2% (290).
29/09/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...