Dnit autoriza licitação


IMBITUBA - Um importante passo para a construção da Ferrovia Litorânea foi dado ontem. Na Câmara de Vereadores de Imbituba, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, assinou a ordem de serviço dos projetos executivos do prolongamento da malha ferroviária do Sul do Estado até o Norte, interligando os principais portos catarinenses. O Dnit também realizou uma vistoria nos principais pontos da obra de duplicação da BR-101.
Pagot assinou três ordens referentes à ferrovia. Uma para a produção do projeto do trecho de Imbituba a Tijucas; a segunda até Araquari, no Norte. A terceira ordem de serviço é para o relatório de impacto ambiental, que seria assinado posteriormente. A comitiva formada por representantes do Dnit e lideranças políticas estaduais partiu de Palhoça, no início da manhã, e foi até Passo de Torres, na divisa do Rio Grande do Sul, para observar o andamento das obras da BR-101. Em Imbituba, houve uma parada para a assinatura das ordens.
Além da antecipação do relatório ambiental, o setor ferroviário teve outra grande notícia. A ferrovia Oeste-Leste será prolongada. Inicialmente prevista para ir até a região de Chapecó, será construída até o Porto de Antofagasta, no Chile. Quanto à Litorânea, as empresas têm até dois anos para confeccionar o projeto. "O Pagot falou em até seis meses, porém, a licitação diz que há até dois anos. Talvez sejam encaminhados antes. Se estiverem prontos, não há por que as empresas segurá-los por dois anos", diz o gerente do departamento de planejamento da Ferrovia Tereza Cristina (FCT), Celso Schurhoff, presente no ato de assinatura. O governo federal já tem os recursos garantidos para a execução do projeto.

Autoridades vistoriam obras de duplicação da BR-101
TUBARÃO - A vistoria na BR-101 Sul começou às 7h30. Porém, mais que observar, Luiz Antônio Pagot cobrou celeridade nas obras por parte das empreiteiras e que era este o principal motivo de sua vinda. "Nós garantimos verba para a obra. O governo federal cumpriu com todos os seus compromissos referentes aos projetos e os parlamentares garantiram uma linha de financiamento via Bndes para que as empreiteiras tenham capital de giro e mais poder de investimento. Falta agora um ritmo mais acelerado", comenta.
Apenas 110 dos 238,5 quilômetros do trecho catarinense da rodovia estão duplicados e liberados para o tráfego. O governo federal garante que há dinheiro no caixa para a obra. O deputado federal Jorge Boeira considerou positiva a ação de ontem. "Além de garantir toda a verba para conclusão da obra, estamos querendo também agilidade", afirma.
A cada trecho que a comitiva passava, os empreiteiros explicavam como estavam o andamento das obras, davam previsões ou justificativas. Durante o percurso foram inauguradas uma das pistas do viaduto Norte de Tubarão e o elevado em Maracajá. O roteiro finalizou em Passo de Torres. Ainda, Pagot disse que há cada 15 dias vai chamar uma empreiteira por vez a Brasília para prestar contas dos trabalhos em seus lotes.


25/08/2009

Fonte: Diário do Sul

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita