Dnit aceita fazer mudanças em BR


Depois das ameaças de novos protestos, caso não houvesse reposta para a ausência de sinalização na BR-116 no trecho que atravessa a cidade de Jati, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), acenou positivamente para a possibilidade de melhorias no trecho. A inclusão de dois redutores de velocidade eletrônicos e a construção de duas rotatórias na cidade, com passagem de pedestres entre as duas, foram anunciadas ontem.
Os investimentos estavam previstos, por meio de projetos já licitados, para instalar os dispositivos no trecho que insere a área urbana de Jati. Segundo o superintendente Regional do Dnit, José Abinar de Oliveira Filho, o prazo ainda não está definido para iniciar as obras, por conta da homologação da empresa que irá desenvolver os serviços. Esse processo ainda poderá demorar de 30 a 40 dias.
Ele chegou a conversar com o morador e coordenador da mobilização, José Anchieta Dantas, ocorrida na última sexta-feira, no intuito de esclarecer a situação. Participaram do protesto cerca de 500 pessoas. Em uma hora e meia de interdição da pista, na avenida Humberto Alcântara Gondim, foram paralisados centenas de veículos, incluindo os de grande porte, a exemplo dos caminhões com cargas, chegando a pelo menos 10 quilômetros de filas.
Os moradores responsabilizam o órgão pela situação da pista, que passou recentemente por melhorias e, com isso, a velocidade dos veículos aumentou, colocando em risco a população. Segundo os moradores, quase todos os dias são registrados acidentes na localidade.
"Estamos atentos e sensibilizados com a situação", diz o superintendente. Os manifestantes deram até a última terça para obter um posicionamento do Dnit. Caso não houvesse, a qualquer dia poderiam voltar a interditar a estrada. Desta vez, ameaçavam quebrar o asfalto.
Ontem pela manhã, um representante do órgão esteve em Jati. Ficou acertado com os moradores que até a próxima segunda-feira serão colocadas placas de sinalização e inibidores de velocidade, até que sejam iniciadas as obras definitivas. O objetivo é manter diálogo com os moradores e verificar uma forma paliativa até serem iniciados os serviços definitivos.


15/10/2010

Fonte: Diário do Nordeste

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita