DMLU moderniza limpeza urbana licitando grupo de cinco serviços


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) publicará quinta-feira, 24, um convite para a Audiência Pública que será realizada no dia 19 de junho com a finalidade de apresentar um novo modelo de limpeza urbana para Porto Alegre, a ser licitado no segundo semestre. Será o agrupamento de cinco serviços que são feitos hoje separadamente: coleta de lixo domiciliar, coleta automatizada (nova área de contêineres), coleta seletiva (reforço na área automatizada), coleta de resíduos públicos (focos de lixo) e transporte de resíduos urbanos (da Estação de Transbordo para o Aterro Sanitário).
“Os problemas que enfrentamos ultimamente com as coletas, feitas por empresas diferentes inclusive, nos fizeram repensar o modelo da limpeza urbana em Porto Alegre. A cidade cresceu, o trânsito está diferente, a nossa logística não poderia continuar igual. Cada serviço que apresenta um problema acaba contaminando outros. Fomos, então, ver como estão trabalhando outras grandes capitais brasileiras e agora estamos preparando essa modernização aqui”, explica o diretor-geral em exercício do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves.
Acompanhado pelo diretor do Gabinete para Assuntos Especiais (GAE) da prefeitura, Edemar Tutikian, e pelo procurador-geral do Município (PGM), João Batista Linck Figueira, Gonçalves foi pessoalmente explicar o sistema ao Ministério Público de Contas (MPC) nesta terça-feira, 22, em função da Recomendação 006/2012 divulgada na semana passada. Junto com a justificativa para o segundo contrato emergencial em sequência que o DMLU irá assinar nesta semana para a coleta domiciliar, o MPC recebeu o cronograma do encaminhamento que está sendo dado para a nova licitação.
Edital - No dia 4 de julho, 15 dias depois da Audiência Pública que apresentará e discutirá o novo modelo da limpeza urbana a ser implantado em Porto Alegre no final do ano, será publicado, então, o edital da nova licitação que agrupará alguns serviços afins, de coletas e transporte de resíduos. Até o final do processo licitatório, que transcorrerá de acordo com a Lei nº 8.666/93, o serviço de coleta domiciliar será feito emergencialmente pela empresa que apresentar ao DMLU, até esta quinta-feira, 24, a melhor proposta de preço. O nome da empresa será divulgado sexta-feira, 25.
O maior destaque na licitação conjunta dos cinco serviços será o novo módulo de coleta automatizada, com a implantação de mais 1.200 contêineres em Porto Alegre. A nova área de contêineres será contígua à área do primeiro módulo, implantado em julho de 2011, e contemplará diversos bairros que hoje já são servidos parcialmente pelos contêineres, mas sua demarcação definitiva só será conhecida na Audiência Pública do dia 19 de junho. Até lá, todo o Projeto Básico ainda está sendo trabalhado pelos técnicos do DMLU.


23/05/2012

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita