O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) abriu processo para contratar uma empresa para construção de uma nova EBAP (Estação de Bombeamento de Águas Pluviais). É o local onde bombas sugam e removem a água da chuva da rede de esgoto e transporta para fora da área dos diques da cidade.
As propostas da licitação serão abertas em 25 de janeiro. A previsão é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2027 e sejam concluídas em junho de 2030. Acesse Edital
Conforme o órgão, o principal objetivo é ampliar a capacidade de resposta do sistema de drenagem em dias de chuva intensa, reduzindo os pontos de acúmulo de água nas ruas. O valor de referência para execução da EBAP, de galerias e de um canal reservatório é de R$ 158 milhões.
A nova estação tem capacidade prevista de 24 mil litros por segundo, quase o triplo da atual. A EBAP 10, que atende o bairro, consegue drenar cerca de 8,2 mil litros de água da chuva por segundo.
Além da nova casa de bombas e seus equipamentos, o projeto prevê a construção de um canal de cerca de 2 quilômetros. O DMAE afirma que ele funcionará como reserva de água da chuva.
19/10/2026
19/10/2026
DMAE abre licitação para construir nova casa de bombas no bairro Sarandi
O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) ...19/10/2026
Obra na Avenida Rozimbo Luiz Bianchi segue para licitação
A Prefeitura de Pato Branco realizará duas licitaç...19/10/2026
Santos abre licitação para novo pontilhão com capacidade para 45 toneladas no canal 4
A Avenida Siqueira Campos (canal 4) vai ganhar um ...19/10/2026
Licitação do Parque da Serra de Caldas Novas terá abertura de propostas e lances em 17 de novembro
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvol...