Desde que o Brasil conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o governo federal trabalha para que o legado do maior evento esportivo do planeta não esteja restrito apenas à capital fluminense ou ao estado do Rio de Janeiro.
Diversos centros de treinamento estão sendo erguidos em todo o País e a isso somam-se os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), construídos por todo o Brasil e voltados à massificação esportiva dos jovens.
Por meio da Rede Nacional de Treinamento, diferentes modalidades têm erguido CTs voltados ao alto rendimento. Com recursos do Ministério do Esporte, o Centro de Excelência em Badminton do Piauí será construído em Teresina, na área do setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A obra, orçada em R$ 4.139.942,61, deverá ser entregue em 2015 e o aviso de licitação na modalidade menor preço já foi divulgado no final da semana passada no Diário Oficial da União e em jornais de grande circulação.
O projeto contempla um ginásio com seis quadras de badminton, de acordo com as normas internacionais, além de arquibancada para 500 pessoas. O complexo também abrigará academia, departamento médico, alojamento, cabines para imprensa, auditório, biblioteca e espaço administrativo. O presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz, ressaltou a relevância da estrutura.
“É um dos mais modernos da modalidade e, falando em tecnologia e quantidade de quadras, será o maior da América Latina. Só há outros de porte igual no Canadá e nos Estados Unidos. Vai poder atender toda a comunidade e o esporte amador, mas o foco é o alto rendimento”, explicou Ferraz.
As obras devem começar já no início de 2015 e como devem levar cerca de um ano para serem totalmente concluídas a expectativa é de que a estrutura possa ser inaugurada ainda no próximo ano.
Para Francisco Ferraz, o que a CBBd espera após a construção do Centro de Excelência em Badminton do Piauí é que a nova estrutura possa sanar os problemas hoje enfrentados pelo atletas de alto rendimento.
Mesmo contando com atletas de grande talento, os treinos no badminton brasileiro ainda são realizados em centros com pouca modernidade. Ainda assim, resultados expressivos são colecionados em competições nacionais e internacionais. Agora, com o CT, a entidade confia que o badminton no país deverá entrar em um novo nível de excelência.
“Hoje, nossos atletas só perdem na América para o Canadá e os Estados Unidos. Mas só não ganham porque não têm a mesma estrutura de treino. Agora vamos nos igualar com essa estrutura”, destaca o presidente da CBBd.
Em junho deste ano, o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, esteve em Teresina e visitou o local onde o Centro de Excelência em Badminton será construído na Universidade Federal do Piauí.
Na ocasião, ele lembrou como os grandes eventos realizados no Brasil na última década têm permitido um enorme avanço para o esporte brasileiro em todos os níveis.
“Poucos países tiveram uma chance como a do Brasil, com um ciclo de 10 anos tão importantes para o esporte. Depois de mais de 40 anos, voltamos ao cenário internacional dos grandes eventos com a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, passando depois pelos Jogos Mundiais Militares, em 2011, pela Copa das Confederações, em 2013, pela Copa do Mundo e, agora, realizaremos os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos de 2016. Esses 10 anos não ficarão no passado, mas serão um primeiro passo para uma nova época após 2016”, declarou Leyser.
02/12/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...