O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, disse hoje que a construção de Angra 3 deverá ser aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
O conselho se reúne hoje às 15h. Para Lima, a aprovação da usina é importante para aumentar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira.
"A discussão já está mais do que madura. Se não for aprovada hoje será uma decepção muito grande", disse. A questão de Angra 3 já foi analisada em outras reuniões do CNPE.
Além da usina nuclear, o conselho discutirá hoje a realização da 9ª rodada de licitação de áreas para a exploração de petróleo.
De acordo com Lima, se o conselho der o aval hoje para a licitação, os blocos devem ir a leilão na última semana de outubro ou primeira semana de novembro.
Angra 3
O presidente Lula defendeu a construção de Angra 3 para garantir energia a partir de 2012. Lula elogiou a tecnologia brasileira no setor e disse que não há risco de acidentes. "É uma energia limpa. Não polui. Não emite CO2. Portanto, não contribui para o efeito estufa", disse Lula.
Lula ressaltou que o Brasil precisa de energia para atrair investimentos e crescer. A construção de Angra 3 demandará investimentos da ordem de R$ 7,2 bilhões. A usina terá capacidade para gerar 1.369 MW e deve ser construída em seis anos.
25/06/2007
09/09/2024
DER-PR deve corrigir e republicar edital de licitação para conservação de rodovias
O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) d...09/09/2024
Governo do Estado anuncia licitação para recuperar áreas degradadas na orla do Jardim de Alah
O governo da Bahia vai executar obras do Plano de ...07/09/2024
Recuperação da ERS-409 será após a eleição
Em entrevista à Arauto News nesta sexta-feira (6),...06/09/2024
Petrobras avalia relançamento de licitação para expansão da refinaria Abreu e Lima
Petrobras está considerando o relançamento da lici...