BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira, durante a apresentação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está mantida para o segundo semestre deste ano a licitação do trem-bala, que vai ligar o Rio a São Paulo. Segundo a ministra, o trem-bala deve ficar pronto para a Copa de 2014.
- Nossa ideia é que o trem de alta velocidade fique integralmente pronto em 2014, ou pelo menos a ligação entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Isso é uma questão importante porque esse meio de transporte vai ser extremamente facilitador numa região que é muito importante na movimentação da Copa.
Dilma afirmou que já foi feito todo o mapeamento de tecnologias de trens de alta velocidade que interessam ao Brasil, bem como listados os institutos de pesquisa e universidades brasileiras que poderão absorver essas tecnologias.
A ministra confirmou ainda a criação da Empresa de Pesquisas Ferroviárias, que vai coordenar o processo de transferência tecnológica para execução do projeto, orçado em US$ 11 bilhões, que será executado com capital privado.
- Caminhamos celeremente para os estudos definitivos - disse a ministra.
O projeto do trem-bala ligando o Rio a São Paulo foi anunciado pelo Ministério dos Transportes em junho de 2007. A previsão inicial era de que o edital de licitação do projeto fosse lançado em agosto daquele mesmo ano, ou seja, há quase dois anos.
03/06/2009
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...