Detran aposenta superguarda até concluir licitação


Após 15 dias de blitz na Capital e no interior, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) parou de utilizar o superguarda, van de monitoramento eletrônico, usado para caçar os carros com atraso no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e licenciamento. Apesar de ter aprovado o equipamento emprestado pela Perkons, o órgão só reforçará as fiscalizações feitas pelos agentes municipais de trânsito, conhecidos como amarelinhos na Capital, e policiais militares após a realização de licitação para locar cinco aparelhos semelhantes, ao custo em torno de R$ 35 mil por mês a unidade.
Segundo o chefe da Divisão de Comunicação e Estatística do Detran, Luiz Knauer, o resultado do trabalho realizado com o superguarda foi considerado satisfatório. Dos 33.770 veículos fiscalizados, apenas 2,62% (886) estavam irregulares e acabaram sendo multados. Foram 586 carros com licenciamento vencido e 768 com IPVA. As blitze apreenderam 72 carros, que estavam com o licenciamento vencido há mais de dois anos. Também foram recolhidos 577 documentos.
O superguarda, denominado de Via PK pela Perkons, só retornará após licitação, cujo edital deve ser lançado neste mês. Segundo Luiz Knauer, a proposta continua sendo locar cinco veículos equipados com o leitor óptico de placas. Com a van, o Detran ganha um aliado poderoso para elevar a arrecadação com multas e licenciamento. Após ser flagrado pelo equipamento, o proprietário tem prazo de 48h para quitar o débito.
Resultados
O equipamento foi testado na Capital e nos municípios de Dourados, Três Lagoas e Corumbá. O melhor resultado ocorreu em Campo Grande, onde 16,2 mil carros foram fiscalizados em sete dias, sendo flagrados 411 com o IPVA e 383 com o licenciamento vencidos. Em quatro dias, a van analisou 9,9 mil automóveis em Dourados, sendo 271 com documentos irregulares. Em Três Lagoas, dos 3.930 carros fiscalizados, 203 estavam com IPVA ou licenciamento atrasados. Já em Corumbá, nenhum dos 3,6 mil veículos fiscalizados estava com IPVA vencido, apenas 86 veículos com o licenciamento atrasado.


07/08/2007

Fonte: Correio do Estado

 

Avisos Licitações

24/07/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/07/2024

Uiraúna anuncia licitação de R$ 256 mil para exames e laudos médicos

A prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão,...

26/07/2024

Governo de SP abre licitação para a concessão da Raposo Tavares

O governo de Tarcísio de Freitas, por meio da Agên...

25/07/2024

Governo autoriza licitação para construção de novo centro de excelência em Japaratuba

Na programação da 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita