O presidente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro Moreira Lopes, anunciou que a autarquia deve adquirir 20 bafômetros que serão repassados aos batalhões de Polícia Militar (PM) da Capital, e também das cidades pólos do Estado. Atualmente há oito bafômetros em operação no Estado, também adquiridos com recursos do Detran. De acordo com o presidente, serão investidos cerca de R$ 200 mil.
“Com a nova lei de tolerância zero para bebidas alcoólicas é preciso investir em fiscalização, mas também é preciso dotar as polícias dos meios necessários para isso e a compra desses equipamentos vai ajudar muito nesse sentido”, diz.
O processo para aquisição dos equipamentos já está em fase adiantada e a compra está marcada para o dia 08/07 em sistema de pregão, via Secretaria de Administração. Além da Capital, serão atendidas com os equipamentos as cidades pólos, como Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis. “Os bafômetros, além dessas cidades, atenderão as cidades circunvizinhas também”, avalia o presidente, que adianta que, conforme a demanda, o Detran comprará mais equipamentos.
Os bafômetros serão utilizados nas blitz da Polícia Militar e também nas operações em conjunto com o Detran e demais órgãos ligados ao trânsito. Uma das operações, já arquitetadas pelo Detran, é a “Madrugada Viva”, lançada no início deste mês. A operação é uma proposta com o Conselho Permanente de Fiscalização Integrada de Trânsito (CPFIT), encabeçado pelo Detran e que agrega Polícia Militar (PM), Tribunal de Justiça (TJ), Guarda Municipal de Várzea Grande, SMTU, Polícia Civil, Juizado Especial Criminal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação se desdobrará em duas etapas. Primeiro será feita uma conscientização nos principais bairros e no centro de Cuiabá e Várzea Grande, durante 15 dias. Em seguida será feita a parte mais efetiva da campanha, com blitz em pontos estratégicos.
A decisão de realizar a ação nas madrugadas foi tomada depois da constatação, por meio de boletins de ocorrência, de um aumento da violência no trânsito durante o período que vai de 00h às 6h. O presidente do Detran/MT, Teodoro Moreira Lopes, diz estar satisfeito com a aceitação dos membros envolvidos no Comitê de Trânsito. “Essa integração fortalece as políticas de combate à violência no trânsito, visto que Mato Grosso está entre os estados com mais acidentes de trânsito. Estamos tentando reverter este quadro”, diz.
A representante na guarda municipal de Várzea Grande, Sirlei Salete, diz que a campanha é de extrema importância. “Ninguém trabalha sozinho, e vai ser importante na conscientização dos jovens, que são os maiores infratores”, avalia.
27/06/2008
17/03/2025
Governo do Estado lança licitação para construção do Parque do Cuiá; obras devem durar um ano e o..
A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de De...17/03/2025
Sem shows, Prefeitura abre licitação da parte técnica da Expoagro
Após cancelar a parte artística da 54ª Expoagro 20...17/03/2025
Caxias do Sul abre licitação para construção de ciclofaixa
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e ...17/03/2025
Governo do Estado iniciará licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Adm...