Desenvolve SP abre licitação para fintech operar projeto-piloto de microcrédito


A Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, abriu edital de licitação para a contratação de uma empresa de tecnologia financeira (fintech). A iniciativa é o primeiro passo para colocar em prática o projeto-piloto do Sebrae e do BNDES que vai testar um novo modelo de financiamento para ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) de favelas brasileiras. O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades da cidade de São Paulo.

De acordo com o edital, será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos. A intenção da agência é utilizar algoritmos e automatização de processos para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e a liberação de recursos para os MEIs. A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48h.

Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas vai levar desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados. Segundo o executivo, quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae irá promover oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

O edital da licitação, com todos os prazos e informações, está disponível no site da Desenvolve SP. A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorre no dia 13/4/2018, às 11h, na sede da instituição financeira, localizada na Rua da Consolação, 371 – região Central da cidade de São Paulo.


09/04/2018

Fonte: Ti Inside On Line

 

Curso Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita