Descalvado lança cartilha de licitação para pequenos empreendedores


A Prefeitura de Descalvado (SP) lançou um guia de informações sobre licitação. A cidade tem uma lei que ajuda os pequenos empreendedores a vender para o município, mas a burocracia faz com que muitos deles desistam de participar do processo.
Vender para uma prefeitura é diferente e as empresas precisam respeitar algumas regras. É necessário abrir um cadastro, ter o nome limpo e capacipade para atender e participar de todas as etapas de uma licitação.
Sabendo das dificuldades encontradas pelos empresários, foi lançada uma cartilha com orientações sobre licitação, criada eatravés de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Prefeitura de Descalvado.
A agente de desenvolvimento do Sebrae, Flavia dos Santos Monzani, explicou que as licitações ajudam os dois lados envolvidos, aproximando o governo municipal e os empreendedores. “Aumenta o volume de vendas desses empresários e promove o desenvolvimento econômico local do município.”
Em Descalvado, 295 empresas fazem parte da Associação Comercial e poderiam fornecer para a prefeitura, mas muitos ainda tem medo da palavra licitação. O empresário Antonio José Zaffalon reclamou das exigências para vender para o município. “Tem que fazer uma boa pesquisa de preço e é muito burocrático.”
Henrique Geraldo Spessoto, presidente da Associação Comercial Industrial de Descalvado, disse que participar de uma licitação é mais simples do que parece. “Através dessa cartilha que orienta, é só procurar a prefeitura, fazer um cadastro, e automaticamente você já está participando com seus produtos para poder vender para a prefeitura.”
Os empreendedores individuais, pequenos e micro empresários, têm vantagens em relação às médias e grandes empresas na hora de vender para um órgão público. Nos pregões, se o preço for até 5% acima do menor valor, eles vencem a concorrência.
Em outras modalidade de licitações, como tomada de preços, carta convite e concorrência, os pequenos empreendedores podem ter um preço até 10% maior que as médias e grandes empresas.
O empresário Paulo Guerra aprendeu a enfrentar a burocracia e não tem dificuldade para enfrentar a concorrência. “Quando tem uma licitação eu já entro na internet pra baixar o edital e já vejo com meus fornecedores. É tranquilo, não dá medo”.
Além da cartilha, a partir de agosto, toda segunda semana do mês, os empresários terão um atendimento especial para tirar dúvidas na Associação Comercial de Descalvado.


14/07/2012

Fonte: G1.Globo São Paulo

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita