A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A - revogou, nesta quarta-feira (16), a licitação pública para as obras de implantação do túnel submerso entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.
Segundo a Dersa, a licitação foi publicada em dezembro de 2013. A decisão da revogação foi tomada após a empresa ser comunicada que o Comitê de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não aprovou a cláusula de formação de consórcios, que previa a transferência de tecnologia por meio da exigência de participação de duas empresas brasileiras, com pelo menos 20% do capital cada uma.
Ainda de acordo com a Dersa, diante da nova posição do banco, o Governo de São Paulo optou por trocar o agente financiador da operação pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
Um novo procedimento licitatório será iniciado até a próxima semana, seguindo os parâmetros da lei de licitações.
Túnel Submerso
De acordo com a Dersa, o túnel submerso permitirá o transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após serem finalizados, eles serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.
17/07/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...