São Paulo - Mais 168 radares medidores de velocidade devem ser instalados nos próximos meses nos 22 mil quilômetros de estradas estaduais de São Paulo, segundo previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela gestão de fiscalização de velocidade das rodovias. Os equipamentos estão em processo de licitação. Outros 75 já estão em implantação, junto com 102 radares inteligentes.
Por enquanto, já estão em operação 227 radares entre fixos, estáticos e portáteis no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual dos Transportes, a intenção é coibir o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes com vítimas. A secretaria também informou que em três anos foram aplicadas quase dez milhões de multas nas estradas paulistas: em 2007, foram emitidas 2.854.478; em 2008, 3.669.257; e 2009, 3.402.356. Em média, 70% das multas são por excesso de velocidade.
Ainda segundo a pasta, o DER, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e as concessionárias, em conjunto, determinam a colocação de radares nas estradas concedidas. Para a implantação dos equipamentos de velocidade, os técnicos consideram uma série de aspectos, como volume de veículos, peculiaridade da pista, características geométricas, pontos com alto índice de acidentes e ainda trechos onde é necessário o controle de velocidade.
30/04/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...