Deputados votarão autonomia da Saúde em licitações


A próxima quarta-feira, 28, último dia de trabalho dos deputados na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) antes do recesso parlamentar, terá importantes pautas em votação na Casa. Um dos projetos é o que modifica a lei nº5.280 de 2004, que atribui à Superintendência de Compras Centralizadas (SCC) da Secretaria de Estado da Administração (Sead) a finalidade de aquisição de bens e serviços para as pastas do poder executivo estadual, à exceção de obras e serviços de engenharia.

A alteração prevê autonomia à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para realizar os processos de adquisição dos próprios medicamentos e insumos, inclusive ficando também responsável por obras de unidades de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.

O deputado Antônio dos Santos (PSC) se posicionou contra a medida, por entender que a SES precisaria criar um corpo de procuradores habilitado para estas questões. “Não consigo entender onde o Governo do Estado quer chegar. Anteriormente, isso já foi feito, deu origem às fundações, como a Fundação Hospitalar de Saúde. O resultado: se endividou e a atribuição voltou à SCC, e tirar novamente vai prejudicar ainda mais a população”.

Francisco Gualberto (PT), líder do Governo na casa legislativa, defendeu a mudança, alegando que ela trará agilidade no processo de compra de materiais. “É uma medida normal, de dentro da administração. É importante que a Secretaria de Saúde possa fazer suas próprias licitações, desafogando a Secretaria de Planejamento, que concentra todos os processos licitatórios do Estado, beneficiando quem necessita do serviço de saúde”.

O projeto foi aprovado e declarado constitucional, nesta terça-feira, 26, pelas comissões de Constituição e Justiça e de Administração da Assembleia Legislativa.


27/06/2017

Fonte: Infonet

 

Curso Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita