O deputado Miguel Martini
O deputado federal Miguel Martini (PHS-MG) apresentou no fim do mês de dezembro uma representação contra a iniciativa do Ministério da Saúde de distribuir cerca de 15 milhões de unidades de gel lubrificante em todo o território nacional.
O governo prevê gastar por volta de 40 milhões de reais na aquisição do produto, que deve servir para diminuir o risco de rompimento da camisinha nas relações sexuais e consequentemente reduzir as chances de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.
Em entrevista ao jornal "O Tempo", o deputado, que é integrante do Movimento de Renovação Carismática Católica, classificou o gasto com este tipo de produto como uma "piada" e afirmou que a ideia pode surtir o efeito contrário, estimulando o sexo sem proteção e a propagação do HIV. "Em um país onde está faltando remédios e há pessoas morrendo nas filas dos hospitais, comprar 15 milhões de lubrificantes para dar mais conforto na relação anal e vaginal é, para mim, uma piada de mau gosto", disse o político.
A representação foi apresentada por Miguel Martini antes da realização da licitação de compra dos géis pelo governo e o político agora espera que o Ministério Público impeça a aquisição do produto.
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição de gel lubrificante e preservativos fazem parte de um amplo programa de prevenção das DSTs.
Para Carlos Bem, presidente do Movimento Gay da Região das Vertentes, em Minas Gerais, o posicionamento adotado por Miguel Martini vai contra as conquistas dos cidadãos homossexuais brasileiros. "Não é porque existem filas enormes no SUS e cirurgias importantes que não são realizadas que a população homossexual tem de ser penalizada. O deputado deveria conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de DST-Aids para saber que o gel não é distribuído apenas para homossexuais, mas também para mulheres que já estão no período de menopausa, quando a lubrificação natural é prejudicada. Esta medida torna-se importante ação no enfrentamento da epidemia de Aids no Brasil", diz o militante.
06/01/2009
19/03/2025
Câmara de Nova Iguaçu abre licitação de R$ 60 mil para buffet em sessões legislativas
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Flum...19/03/2025
Prefeitura abre licitação para obra do Novo PAC em Nova Fazenda
A prefeitura de Laguna abriu a licitação para a co...19/03/2025
Cascavel anuncia licitação de R$ 200 mil em equipamentos agrícolas para o Assentamento Santa..
O município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...18/03/2025
Após acordo com consórcio, Estado vai abrir licitações para finalizar obras
Após firmar acordo com o Consórcio BRT, o Estado d...