Depósito para leilão da Aneel deve acontecer até amanhã


As 27 empresas pré-qualificadas para o leilão de linhas de transmissão que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará quarta-feira têm até as 14 h de terça-feira para entregar as garantias de propostas na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo.
O leilão será realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em sessão pública conduzida pela Bolsa de São Paulo (Bovespa).
Cinco empresas espanholas e 22 brasileiras (inclusive estatais como Eletronorte, Eletrosul e Chesf Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) estão entre as habilitadas para o leilão. Ele está dividido em sete lotes, onde serão ofertadas nove linhas de transmissão e três subestações, que irão somar 1.930 km à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Os empreendimentos exigirão investimentos de R$ 1,051 bilhão e as linhas serão construídas em dez estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.A construção das linhas deverá ser concluída em prazos que variam entre 15 e 21 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão.
A Aneel esclareceu que inicialmente 29 empresas foram pré-qualificadas, mas - em conseqüência do descumprimento de exigências do edital de licitação - duas empresas foram desqualificadas pela Comissão Especial de Licitação.
O lote mais disputado será o D, que se destina à construção da Linha de Transmissão Presidente Médici Santa Cruz (RS), com extensão de 233 km e que será disputado por um total de 19 empresas - sozinhas ou em consórcio. Já o maior em extensão será o Lote A, com 720 km e duas novas linhas: a que liga Colinas (TO) a Ribeiro Gonçalves C2 (PI), com 357 km de extensão; e a de Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, com extensão de 363 km.
Desde 1998, a Aneel já licitou e autorizou pouco mais de 32 mil km de linhas de transmissão dos quais 23,1 mil km já estão em operação comercial. Em 2006, foram energizados 3,1 mil km de linhas e em 2007 outros 298 km, de um total previsto de 1,2 mil km até o final do ano. As informações da Aneel indicam ainda que existem hoje, no Brasil, em operação, 83,9 mil km de linhas interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


04/11/2007

Fonte: Terra

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

12/04/2024

Aberta licitação para construção da sede da Administração de Sol Nascente/Pôr do Sol

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita