Departamento de Estradas de Rodagem retoma licitação de ponte polêmica


Brasília – A Fundação DER retomou ontem à tarde o processo de licitação para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul na cidade de Campos, no Norte Fluminense. A ponte fará a ligação das avenidas Hélio Povoas e Tancredo Neves. Terá mão dupla em duas pistas de 730 metros de extensão.
O processo havia sido suspenso há 15 dias pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que fez uma série de exigências técnicas para sua continuação. Com a autorização para a reabertura da licitação, prefeitura e governo do estado voltam a disputar a obra, que ligará o Centro da cidade ao distrito de Guarus, onde está situada boa parte dos eleitores da região.

Projeto do estado se choca com plano da prefeitura
A polêmica entre o prefeito Arnaldo Viana (PDT) e a governadora Rosinha Matheus começou em abril, quando ela apresentou o projeto, que foi elaborado por técnicos do DER e orçado em R$ 44 milhões. A obra, no entanto, se choca com planos do prefeito, que também anunciou há dois anos um projeto de urbanização para a cidade que previa a construção de uma ponte no mesmo local.
De acordo com o presidente do DER, Henrique Alberto Santos Ribeiro, a ponte proposta pelo governo do estado está em maior conformidade com as necessidades da população da cidade:
— Tivemos o cuidado de interferir o mínimo no meio ambiente. Todos os pilares estarão alinhados no sentido da corrente e os seus acessos terão um impacto pouco significativo no Centro. Por outro lado, nosso projeto, cujo orçamento é bem inferior aos R$ 96 milhões previstos nos planos da prefeitura, poderá ser concluído dentro da gestão da governadora, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo DER, obras devem começar até setembro
Ribeiro contou que duas empresas e três consórcios apresentaram propostas para assumir a obra. Disse também que os pedidos para o licenciamento ambiental do projeto já foram enviados à Feema e à Agencia Nacional de Águas (ANA).
— Além disso, encaminhamos à prefeitura um ofício dando conhecimento da questão e anunciando a intenção de levarmos a obra adiante. Se tudo correr bem, em setembro as obras já devem ter sido iniciadas — disse Ribeiro.
Subsecretário de Comunicação da prefeitura de Campos, Roberto Barbosa disse que toda a discussão é política e eleitoreira. Ele afirma que a prefeitura não espera que esta obra se concretize.
— O governo do estado tem anunciado obras em vários municípios, sem cumprir suas promessas. Por isso, vamos continuar com os trâmites legais para que o projeto anunciado há dois anos pela prefeitura seja concluído — afirmou Barbosa, garantindo que não recebeu qualquer comunicação do DER.
A prefeitura publicou no início de junho o edital de licitação para o seu projeto, mas, segundo Barbosa, ainda não há uma previsão de quando as obras serão iniciadas.


09/08/2004

Fonte: O Globo

 

Curso Licitações

07/02/2023

Loteria Mineira publica edital de licitação para concessão da exploração de jogos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta te...

06/02/2023

Prodest começa licitação para expandir ações de Service Desk nos órgãos estaduais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunica...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...

06/02/2023

Aberta licitação para construção de novos fóruns digitais

Foi publicada no Diário da Justiça, a abertura da ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita