Demora nas licitações de merenda e transporte adia início de ano letivo


A demora na conclusão das licitações da merenda e do transporte escolar fez com que o calendário escolar da rede municipal de ensino fosse adiado em Londrina. O ano letivo, que teria início em 4 de fevereiro, só vai começar em 18 de fevereiro. Cerca de 35,6 mil alunos serão afetados pela mudança. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (22) pela secretária municipal de Educação, Janet Thomas.
A previsão de conclusão dos dois processos de licitação é para o dia 7, o que já traria prejuízos aos estudantes da rede municipal. Em entrevista coletiva, a secretária disse que os processos estão atrasados há muito tempo. "Um processo normal de licitação deve ser concluído em 90 dias, mas um dos contratos era de 2011", lembrou.

A medida pode até trazer algum transtorno para os pais, mas a prioridade é, segundo a secretária, o dinheiro público. “Sabemos que alguns pais não têm onde deixar os filhos, mas a gente tem de cuidar também do bem público.” Ela acrescentou que não está descartada a possibilidade de novos adiamentos do calendário, caso as licitações não sejam concluídas até dia 18. “A última hipótese é diminuir as férias em julho.”

Na avaliação de Janet, o processo de licitações utilizado na administração municipal “não funciona”. Ela questionou a quantidade de passos que um processo de compra leva, indo e voltando para a Secretaria de Gestão Pública para várias correções.
“O Rogério [Carlos Dias, secretário de Gestão Pública] e eu temos conversado bastante, e chegamos à conclusão de que esse processo não funciona. A gente vai tentar fazer uma comunicação maior entre as secretarias para que, se um processo voltar, volte apenas uma vez, com todas as correções que precisam ser feitas. O que existe hoje é um pingue-pongue, e isso demora muito.”
A decisão de adiamento do início do ano letivo foi tomada após um pedido feito pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Segundo ela, o prefeito exigiu que uma solução fosse definida para que não se usasse o contrato emergencial. “Contratos emergenciais são só para emergências”, disse.


22/01/2013

Fonte: Gazeta do Povo

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita