Depois de diversas ações judiciais, ficou definido o Consórcio de Transporte Seletivo da Zona Sul (ZSUL) como vencedor para prestação do serviço de transporte seletivo por lotações para os bairros Restinga e Belém Novo, zona Sul da Capital. O edital de concorrência, nº 001.000233.12.9, teve sua conclusão publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 2 de maio.
A empresa ZSUL já foi convocada pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) para assinatura do contrato e atendimento das condições contratuais previstas no item 15.2 do edital. Conforme o edital, a empresa vencedora tem até 90 dias para assinatura do contrato e mais 120 dias, após a ordem de início, para colocar em operação as duas novas linhas de lotação.
Diversas ações judiciais e liminares marcaram a licitação ao longo dos dois últimos anos. A Comissão de Licitação, composta por técnicos da EPTC e de outros órgãos da Prefeitura, buscou, dentro dos requisitos previstos no edital, finalizar logo a licitação, a fim de atender os serviços previstos à população.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a criação destas duas novas linhas representam um ganho em qualidade no atendimento da população: “Aconteceram diversas ações judiciais desde o início do processo. Mas agora a situação está concluída, com definição da empresa vencedora. O próximo passo, agora, será a implantação das linhas, dentro dos prazos legais. Quem ganhará é a população da zona Sul da Capital, com um melhor atendimento em transporte”.
Linhas - Cerca de 34 veículos atuarão nas duas linhas (18 na Restinga e 16 na Belém Novo), ligando os bairros Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponto Grossa ao Centro da cidade. A linha Restinga passará pela Juca Batista, Cavalhada e Azenha, enquanto a Belém Novo irá operar pela Juca Batista, Wenceslau Escobar e Padre Cacique. Poderão acontecer ajustes.
As novas lotações foram criadas a partir de lei proposta pela Prefeitura, sancionada pelo prefeito. O projeto prevê que o novo serviço entre em operação com bilhetagem eletrônica, acessibilidade universal e ar-condicionado. A atividade é classificada como categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo com trajetos mais longos, por percorrerem bairros afastados do Centro, a lei garante o mesmo valor da passagem praticado na categoria de lotação comum, hoje definido em R$ 4,40.
12/05/2014
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...