Foi publicado nessa quarta-feira, no Diário Oficial de Porto Alegre, o decreto que autoriza a prefeitura a realizar licitação de exploração do serviço de transporte hidroviário de passageiros no Guaíba, entre o Centro Histórico e a Ilha da Pintada. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
O edital da concorrência está sendo desenvolvido pela EPTC e deve ser publicado ainda em 2016. Mas a prefeitura já estipulou o prazo de concessão, que terá dez anos, podendo ser prorrogado por outros dez.
Segundo a EPTC, diferente do que ocorreu no transporte entre o píer do BarraShoppingSul e o município de Guaíba, o transporte não depende de aprovação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), já que a linha tem exclusivamente o serviço sendo realizado apenas em Porto Alegre.
A viagem deve durar de oito a dez minutos. A prefeitura irá estipular um valor de passagem e a concorrência entre os participantes poderá fazer ela diminuir. A promessa é que a tarifa será competitiva com a que é oferecida nos ônibus. Também é avaliada a possibilidade de ampliar o transporte para veículos.
A prefeitura já encaminhou o pedido de licenciamento de navegação no Guaíba à Marinha e a SPH. A EPTC ainda elabora o plano para que a região do estádio Beira-Rio e da Arena do Grêmio recebam também terminais de passageiros.
14/04/2016
04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...