O governo baixou decreto incluindo no Programa Nacional de Desestatização (PND) mais de 20 mil 'ligações' a serem atendidas por serviços interestaduais e internacionais de transporte rodoviário de passageiros, abrindo caminho para que sejam licitados. Os atuais operadores atuam com autorizações provisórias, por estarem com as permissões vencidas.
Recomendado na semana passada pelo Conselho Nacional de Desestatização (CND), o decreto está no 'Diário Oficial da União' desta segunda-feira e implica novo modelo de operação. O texto substitui um decreto de 2008 que incluía no PND 1.824 linhas de ônibus interestaduais e internacionais.
Conforme já havia noticiado o Valor PRO na semana passada, o novo modelo de operação de transporte rodoviário de passageiros trabalha com o conceito de 'ligação' em vez de 'linha' e prevê um total de 20.010 ligações na modalidade interestadual, 226 na semiurbana e 557 na internacional.
No entendimento do governo, o uso do conceito de ligação para promover o transporte regular de passageiros entre duas localidades - no lugar de linha - torna o modelo 'mais flexível'. Os técnicos governamentais explicam que as ligações entre as localidades descritas no decreto podem ser feitas por diferentes percursos, que não necessariamente precisam ser definidos antes da licitação.
O decreto publicado nesta segunda-feira designa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como executora e o Ministério dos Transportes como supervisor dos processos de desestatização.
As licitações, que há muito têm sido adiadas pela ANTT e o governo, vem sendo cobradas pelo Ministério Público em ações judiciais.
29/07/2013
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...