RIO DE JANEIRO - O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou que termina este mês o diagnóstico sobre a renovação ou não da concessão de usinas geradoras de energia, entre elas as da Cesp, em São Paulo, e que até o final do primeiro semestre o governo deverá tomar uma decisão.
O estudo mostrando os prós e contras de prorrogar a concessão ou licitar as usinas será entregue ao ministro Edison Lobão --em viagem no momento à Espanha--, que deverá convocar reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para avaliar o assunto.
A primeira reunião do CNPE será no dia 17 de abril e não inclui a questão, afirmou Zimmermann.
Segundo o executivo, pelo seu diagnóstico, tanto faz para o consumidor prorrogar ou fazer nova licitação da usina, e por esse motivo não haveria grande impacto no mercado qualquer que seja a decisão do governo.
"Nos dois casos você tem que pensar como fazer que a vantagem da tarifa de um empreendimento já pago chegue ao consumidor final", explicou.
Como já estão amortizadas, as usinas poderão concorrer com uma tarifa baixa nos leilões.
"Se eu levo a uma nova concessão via leilão eu vou capturar (vantagem tarifária) para o consumidor final, e se eu prorrogo também vou capturar", afirmou, dizendo que agora a decisão será política.
A falta de decisão do governo federal sobre a prorrogação das geradoras afetou a tentativa do governo do Estado de São Paulo de privatizar a Companhia Energética de São Paulo no ano passado.
02/04/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...