Uma falha de comunicação entre o presidente do comitê organizador da Copa no Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes e o procurador geral do município de Natal, Bruno Macedo, pode trazer prejuízos para a capital do estado, que foi escolhida como umas das sedes da Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Em entrevista concedida ao jornal TRIBUNA DO NORTE no último dia 30 de outubro, os dois membros do comitê gestor do mundial, confirmaram uma reunião para hoje, entre a governadora Wilma de Faria e a prefeita Micarla de Sousa. Mas, a assessoria do Governo revelou que o referido encontro não constava na agenda da governadoria. Informando, inclusive, que Wilma de Faria se encontra em Fortaleza, onde participa de uma reunião entre os governadores do Nordeste, e em seguida, segue para Salvador/BA.
Na reunião, que, segundo Fernando Fernandes e Bruno Macedo, estava prevista para acontecer hoje, deveria ser definido que tipo de edital deveria ser lançado para a contratação da empresa responsável pelas obras da Arena das Dunas, que vai ser erguido no lugar do Machadão.
Três modelos de projeto e gestão foram apresentados em reuniões anteriores, mas nenhum agradou os dois lados, Governo e Prefeitura. Uma Parceria Público-Privada (PPP), uma Sociedade de Propósitos Específicos (SPE) ou então, por meio de um processo direto e simples, como ocorre na maioria das licitações.
Com a não realização da reunião, o Rio Grande do Norte, mais uma vez, se atrasa para cumprir os prazos determinados pela Fifa, órgão gestor do futebol mundial. De acordo com o Comitê Organizador Local, que é o responsável pela fiscalização das obras no Brasil, o primeiro prazo dado foi 31 de agosto. Nenhuma das 12 sedes escolhidas cumpriram. Foi dado outro prazo, que é o dia 30 de novembro. Até agora, só quatro estados iniciaram os processos de licitações para contratar a empresa responsável pelas obras de reforma e construção dos estádios sede para o Mundial: Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Com o atraso das demais capitais, o Comitê Organizador local decidiu extinguir o prazo do início da licitação. As cidades escolhidas para sediarem os jogos da Copa do Mundo de 2014 devem iniciar as obras em fevereiro de 2010, para não acontecer atrasos nas obras.
Ricardo Teixeira garante o Morumbi
Rio (AE) - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse ontem, que o Morumbi é o único estádio de São Paulo para a Copa de 2014. “Não existe um plano B para São Paulo. Lá é o Morumbi”, declarou o dirigente, que participou no Rio do III Seminário de Turismo das sedes do Mundial no Brasil.
Ricardo Teixeira disse que o Comitê Organizador de São Paulo para a Copa de 2014 está debruçado no relatório da Fifa sobre o que deve ser feito na reforma do Morumbi. “O Comitê vai ver a possibilidade de cumprir tudo aquilo que a Fifa determinou”, explicou o presidente da CBF, sem se estender muito no assunto.
De acordo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o Morumbi não teria como receber o jogo de abertura ou alguma semifinal da Copa se fosse implantado o projeto de reforma apresentado inicialmente. Agora, o trabalho de São Paulo é conseguir adequar o estádio às exigências do caderno de encargos da Fifa.
Apesar de o Morumbi seguir gerando polêmica como palco de São Paulo para o Mundial de 2014, Ricardo Teixeira voltou a demonstrar preocupação com os aeroportos brasileiros para a realização da Copa de 2014. Durante o evento realizado no Rio, o dirigente ressaltou que os aeroportos são o principal problema estrutural do Brasil para organizar o evento. “Essa é uma preocupação que existe de fato. Um desafio que terá de ser vencido, tendo em vista o caráter peculiar da Copa do Mundo, que envolve o país como um todo como atração turística”, disse Teixeira.
Segundo o presidente da CBF, a Copa de 2014 exigirá uma rápida modernização dos aeroportos brasileiros, pois o deslocamento dos turistas pelas 12 cidades escolhidas como sedes será intenso.
06/11/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...