Dário foca licitação dos transportes e cirurgias em atraso


Em entrevista à Jovem Pan News Campinas, o prefeito reeleito, Dário Saadi (Republicanos) elegeu o setor de transportes como prioridade na sequência da administração municipal. O chefe do executivo participou do programa da emissora na manhã desta segunda-feira, 7, um dia após ser reeleito com 66,77% dos votos. Saadi disse ter a meta de tirar do papel a licitação do transporte público, que há quase 10 anos está emperrada sem a prefeitura conseguir efetivá-la.

O atual contrato que rege o sistema de transportes foi considerado irregular em 2015, ainda no governo Jonas Donizette (PSB), e de lá para cá a gestão municipal elaborou editais infrutíferos, que foram barrados judicialmente ou que simplesmente não tiveram interessados, caso do certame do ano passado.

Um dos pontos para o atraso seria a exigência de parte de ônibus elétricos. Sobre isso, a prefeitura conseguiu emplacar no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal o financiamento para a compra dos veículos, mas ainda não apresentou de que forma isso aconteceria.

De todo modo, Dário Saadi se mostra incomodado com a marcha lenta do processo. “A gente colocou o BRT para funcionar, mas é preciso trocar a frota de ônibus, eu sei disso. A gente tentou a licitação, ela deu deserta. Eu acredito que foi por conta do número de ônibus elétricos que nós exigimos. Agora a gente já está buscando financiamento de ônibus elétricos e acredito que renovando a frota de ônibus vai melhorar muito”, avaliou.

Claro que a área da saúde é outra grande prioridade e foi uma das mais atacadas pelos adversários durante o período eleitoral, com demora no atendimento, a lentidão para marcação de consultas e ausência de profissionais.

“A gente vai colocar de pé o nosso Centro de Exames e Especialidades Médicas ali no antigo Opala Barão, que nós já compramos e tem uma parte grande do imóvel que já funcionava uma clínica particular de convênios. Então. ali vai começar em novembro a funcionar o CEEM e nós já começamos também o nosso Expresso da Saúde, que é a ampliação da compra dos contratos com clínicas e hospitais particulares para fazer as cirurgias que estão ainda represadas por causa da pandemia”, afirmou o prefeito.

No âmbito político, Dário Saadi foi questionado sobre a nova composição da Câmara, que, a princípio, aponta para uma ampla base de apoio, dentro dos partidos que integraram a aliança. Dos 33 vereadores eleitos para a próxima legislatura, 26 são tidos como situação. O prefeito espera a retomada de uma importante proposta que ficou estagnada no legislativo devido ao momento eleitoral, o projeto de Lei que modifica o zoneamento da área do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, na região do distrito de Barão Geraldo. “Esse projeto é da Prefeitura, da PUC, da Unicamp, dos institutos de pesquisa que avaliaram que essa nova reordenação urbana naquela região é fundamental para que Campinas dê um salto para o futuro, para que seja cada vez mais consolidada como a cidade da inovação, da tecnologia e da pesquisa”, defendeu o prefeito.

Além disso tudo, começam as conversas para a montagem do novo governo. Dário, na entrevista, tentou desconversar, mas admitiu que mudanças poderão ocorrer. “O time jogou bem. Todo esse resultado eleitoral, eu reputo à toda equipe que trabalhou muito, acho que o time jogou bem sim. Pode ter alguma alteração? pode acontecer sim”, finalizou.


07/10/2024

Fonte: Sampi Campinas

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita