O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), anunciou no sábado (1º) que a licitação para a pavimentação da região do Residencial Rosário, uma demanda antiga da população, deve ser lançada daqui a seis meses. A notícia foi dada durante a entrega da urbanização realizada nas praças Irineu Felizardo Souza, no Rosário, e Professora Mercedes Maria Paulino, no Residencial São José, ambos no distrito do Ouro Verde.
Enquanto a entrega das duas praças era esperada pela população, que esteve presente nos dois locais, a informação sobre a chegada do asfalto pegou a todos de surpresa. A analista de consignados, Angélica dos Santos, 39 anos, contou que nos últimos anos muitos avanços foram conquistados na região pelos moradores, mas esse ainda estava pendente.
"Eu moro aqui há mais de nove anos. Estou sempre acompanhando as lutas por melhorias, não tão envolvida, mas acompanhando as reuniões e as votações. Eu sou daquelas que ainda viveu aqui com água comunitária, com rede de 'gato' que dava problema, com gente quase sendo eletrocutada. Era muito difícil. A gente tem ganhado coisas nesses últimos anos, como saneamento. Essa notícia do asfalto é uma das últimas coisas que estão faltando. Então, estou muito feliz com a boa notícia."
O vice-prefeito Wanderley de Almeida (PSB), o Wandão, fez uma fala invocando uma década de ações da Prefeitura no local. Ao falar da expectativa pela pavimentação, ele explicou que diversas tentativas foram feitas, entre elas um plano comunitário com a população arcando com uma parte dos custos da obra. Entretanto, o que foi descrito como um sonho, não se viabilizou. Wandão mencionou que parte do dinheiro necessário para a obra foi viabilizada por uma emenda parlamentar do deputado federal, e exprefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), de cerca de R$ 3 milhões.
"(Temos) o dinheiro que o Jonas mandou através da emenda, e vamos complementar com recurso da Prefeitura para fazer aqui o asfalto que vocês esperam há muito tempo. Ainda está na fase de projeto, então a licitação deve acontecer até o final do ano. Não estamos falando que a obra começa amanhã. É um trabalho que deve durar uns seis meses para o lançamento da licitação, mas já temos o dinheiro. E os moradores não vão pagar", garantiu Dário.
PRAÇAS URBANIZADAS
Além da pavimentação, a entrega das praças gerou contentamento entre os residentes. Moradora do Jardim Rosário há uma década, Daiane Batista Moura tem um filho com transtorno do espectro autista (TEA) e comemorou a possibilidade de criança se divertir ao lado de casa.
"A pavimentação e a praça nova deixam as coisas mais seguras para as crianças brincarem. Para o meu filho, ter um espaço como esse aqui no bairro é muito importante. Ele pode brincar próximo de casa, ficar à nossa vista e não teremos tantos gastos para poder proporcionar diversão a ele. É muito bom para o bairro."
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, disse que os dois espaços da praça do Rosário são pequenos em relação à praça do São José, mas importantes. A Secretaria instalou uma quadra de futebol com alambrado e iluminação em uma parte. Do outro lado, sem interromper o trânsito, com um pequeno trecho de rua entre os dois pontos, a praça conta com playground e academia para a terceira idade.
Dário Saadi agradeceu o empenho da Secretaria de Serviço Público e falou da praça urbanizada no São José, com quadra poliesportiva, pista de caminhada, playground, um novo gramado e a preservação de árvores nativas, inclusive algumas frutíferas. A Prefeitura investiu R$ 600 mil na urbanização da área de mais de 4 mil metros quadrados. A expectativa é que cerca de 10 mil moradores da região se beneficiem com a praça.
"É muito importante ter esses espaços de convivência. Na pandemia, fomos obrigados a ficar dentro de casa e vimos o quanto uma caminhada ou uma conversa com os amigos na rua era importante. Faz parte do nosso bem-estar. Este é um programa que temos para revitalizar, urbanizar as praças públicas. A qualidade de vida das pessoas melhora, além de deixar o bairro mais bonito. Por isso temos feito muitas ações como esta", concluiu o prefeito.
PARQUES REABERTOS
A população de Campinas está liberada para frequentar mais dois parques de Campinas que estavam fechados desde o dia 24 de janeiro, mais de cinco meses atrás. O Bosque Yitzhak Rabin, no Jardim Madalena, e o Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino, voltaram a funcionar no sábado. Os dois locais estarão abertos todos os dias, das 6h às 18h.
Agora são 23 parques abertos e dois fechados, o Bosque dos Jequitibás, no Bosque, e o Bosque dos Artistas, no Swift. Durante a entrega das praças no distrito do Ouro Verde, no sábado, o prefeito de Campinas se disse ansioso para a reabertura do Bosque dos Jequitibás e revelou que isso deve acontecer ainda no mês de julho, daqui cerca de duas semanas.
"Nós tivemos a notícia que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico autorizou a realização do manejo de árvores no Bosque dos Jequitibás. É bem provável que a gente faça as intervenções necessárias a partir da próxima semana para reabrir o mais rápido possível. A gente sabe que a população adora o Bosque e temos permissionários que estão sofrendo, mas necessitávamos dessa autorização do órgão estadual, justificou."
Também foi aberto há alguns dias o Parque Luciano do Valle, na Vila União. De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luís Cláudio Mollo, no Bosque Chico Mendes foram feitas 135 podas de árvores e 19 extrações. No Bosque Yitzhak Rabin, foram 170 podas e 30 extrações e no Parque Luciano do Valle foram 35 podas e 12 extrações.
02/07/2023
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...