DAEE abre licitação para a limpeza do rio Jundiaí


O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) abriu concorrência pública, na modalidade de pregão presencial, do tipo menor preço, visando a contratação de empresa ou consórcio que ficará responsável pela execução dos serviços de desobstrução, limpeza e adequação do desemboque e desassoreamento do rio Jundiaí, na divisa entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Os trabalhos deverão ser executados numa extensão aproximada de 3 mil metros, a partir da avenida das Orquídeas, já na várzea do rio Tietê, até as proximidades da rua José Pereira, localizada no distrito de Jundiapeba.

A sessão pública para apresentação e abertura dos envelopes com as propostas e documentação das empresas interessadas deverá acontecer às 14 horas do dia 28 de julho, na sala de licitações do DAEE, em São Paulo. Esperadas, já há algum tempo, pelas autoridades de Mogi, as obras deverão alcançar todo o trecho do rio Jundiaí até o ponto onde ele desemboca no rio Tietê.

Na opinião do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, o trabalho terá grande importância para a desobstrução do leito do rio Jundiaí, que recebe uma quantidade muito grande de detritos no trecho que corta o distrito de Braz Cubas. “Essa sedimentação no fundo da calha do Jundiaí atrapalha a vazão da água e favorece a ocorrência de inundações das áreas ribeirinhas.”. Os problemas se agravam, principalmente, em épocas de chuvas mais fortes, quando as águas do Jundiaí atingem a região ocupada nas proximidades da margem do rio, no bairro de Nova Jundiapeba.

A limpeza definitiva do rio vinha sendo reivindicada havia muito tempo por vereadores e pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), quando ainda era presidente do Condemat. As concorrências abertas pelo DAEE incluem ainda a limpeza e desassoreamento do rio Guaió (Suzano), córrego Jaguari (entre Itaquá e Suzano) e ribeirão Itaim (Poá), no Alto Tietê.


10/07/2020

Fonte: O Diário

 

Curso Licitações

17/04/2024

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bente...

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...

17/04/2024

Prefeitura lança licitação para construção do Centro do Idoso, em Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio lançou na última sem...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita