DAE lança licitação para represa


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d'Oeste publicou edital de licitação no último sábado, para a construção de uma nova represa na cidade com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios do município. O novo barramento prevê um aumento de 100% no volume de água que hoje compõe a Represa de Cillo no Parque das Águas. Em um evento crítico, a capacidade poderá chegar a 3,8 bilhões de litros de água.

Com a obra de alteamento do novo barramento e somando também o volume das represas Areia Branca e São Luiz, todas inseridas na Bacia do Ribeirão dos Toledos, Santa Bárbara d'Oeste passará a contar com disponibilidade total de 12 bilhões de litros de água. Segundo a autarquia, a quantidade vai garantir a qualidade no abastecimento por mais 50 anos, além de auxiliar na contenção de enchentes na área urbana.

"A execução das obras ocorrerá em duas etapas, sendo elas a formação da estrutura do novo barramento já com a instalação da parte hidráulica e, após testes da estrutura e cumprimento das exigências legais, a elevação do nível d'água com a formação do novo lago", informou o DAE, em nota. A autarquia informou ainda que o valor total dos recursos para a construção da represa já está disponível e reservado no seu caixa.

Além das três grandes represas, Santa Bárbara D'Oeste conta também com a Represinha do bairro Jardim Santa Alice. A estrutura também é um ponto de captação e recalque de água bruta (não tratada). Após receber muitas adaptações, passou a ser chamada de Estação Elevatória do Jardim Santa Alice, sendo capaz de suprir a necessidade de 300 mil habitantes. A Represinha possui uma área superficial de 25.127,37 m² e volume de 25.428,58 m³.


12/08/2020

Fonte: Correio RAC

 

Avisos Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧