O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana lança hoje mais uma licitação visando à contratação de empresa especializada. Em 2010 a autarquia já terceirizou estudos para a elaboração do Plano Diretor de Perdas, modernização da Estação de Captação de Água Bruta, metodologia de reajuste da tarifa, tapa-buracos e para elaboração de projetos de sistemas públicos de abastecimento de água. O DAE terceirizou ainda a elaboração de laudo técnico das condições ambientais de trabalho para o biênio 2010/2011.
O diretor-geral do DAE, Rumoaldo José Kokol, explicou que a empresa que sair vencedora da licitação, aberta hoje, fará um trabalho pontual para realizar projetos nos setores de água e esgoto. Questionado sobre a diferença entre o Plano Diretor e os estudos e projetos dos sistemas de abastecimento e saneamento, Kokol disse que o estudo em processo de licitação será baseado no que for estabelecido no Plano Diretor. "O Plano Diretor fará uma análise macro, estabelecendo diretrizes para a cidade no que se refere ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas", enumerou o diretor.
ARGUMENTO
A concorrência pública publicada hoje será encerrada no dia 21 de setembro. Kokol justificou que "a contratação de uma empresa especializada se faz necessária em razão de a autarquia estar comprometida com as políticas públicas de saneamento e prioriza a instalação de novos sistemas de reservação, captação de água bruta, estações elevatórias de água tratada, redes primárias e adutoras de água tratada, serviços de sondagens e topográficos, inclusive com relatórios de estudos de impactos ambientais".
O diretor destacou ainda que os técnicos do DAE estão dedicados à execução de projeto básico da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Carioba - "que não atinge eficiência determinada na legislação ambiental" - redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias.
"Devido à complexidade técnica dos projetos de infraestrutura e do tempo exíguo para a aprovação e execução dos mesmos, além da falta de pessoal técnico em seu quadro funcional com capacidade operativa para atendimento de tal demanda, o DAE necessita contratar especialistas, para ter bons projeto e ampliar as chances de obter recursos junto às esferas federal e estadual", completou Kokol.
20/08/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...