Cuiabá terá dois novos terminais de ônibus e estação na rodoviária; veja locais


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) revelou que a capital mato-grossense terá a construção de dois novos terminais de ônibus. As obras fazem parte da chamada ‘rede futura’, que atenderão à nova licitação do transporte coletivo. O gerenciamento ficará sob responsabilidade da empresa que vencer o certame.

Entre as principais alterações previstas no certame está a construção de dois novos terminais, sendo um na região da avenida do CPA e outro no ponto final da Avenida Fernando Correa da Costa (Coxipó). Além disto, também prevê a implantação de duas estações de integração e o atendimento a zonas rurais.

O atual terminal do CPA I será transformado em uma estação de integração, com porte menor que o atual e aproveitamento da área remanescente. Neste caso, ainda está sendo negociado com o Estado a responsabilidade pela execução das obras.

Também estão previstas adequações em melhorias do Terminal do CPA III e a construção de estação de pequeno porte na Rodoviária de Cuiabá, além da adequação da Estação Antártica (executada pelo município).

"Esta licitação vai sair, sim, posso garantir. Só nos resta torcer para que apareçam interessados em participar deste certame, levando-se em conta que essa atividade não é mais interessante hoje, em função de fatores diversos. O grande número de aplicativos em vigor reduziu drasticamente a quantidade diária de usuários do transporte convencional. Sempre lembrando que a remuneração desse sistema procede da tarifa. Se não for num patamar sustentável, deixa então de ser interessante. Enfim, o edital já se encontra pronto para publicação, e vamos cumprir a determinação judicial dentro do prazo estabelecido", explicou o secretário Antenor Figueiredo.

Outro ponto levantado foi com relação a climatização dos veículos. "Estamos estipulando que deve ser, no mínimo, de 30%. Outra coisa: oficializado o processo, demandas eventuais também serão sanadas, já previstas no texto licitatório que preparamos. Essa licitação está preparada para qualquer modal, seja VLT, BRT, etc. Mesmo porque, conforme disse, em virtude do crescimento acelerado de Cuiabá, hoje em dia já não se permite nenhum tipo de gambiara no sistema de transporte coletivo”.

Todas as empresas da área do País estão aptas a participar, desde que acatem os dispositivos técnicos elencados. Os que oferecerem a melhor nota e outorga serão vencedoras do certame, segundo a Semob.

Para o presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), foi de extrema relevância, pois esclareceu as dúvidas dos parlamentares referente a este tema. "É um tema de grande relevância, pois atinge diretamente a população cuiabana que depende do transporte público. Então, conseguimos esclarecer todas essas dúvidas dos vereadores para que a prefeitura possa dar andamento a esta licitação", finalizou.


20/04/2019

Fonte: Olhar Direto

 

Avisos Licitações

21/08/2019

Curso de Licitações Públicas em São Paulo e Porto Alegre

Quer treinar sua equipe para obter melhores resultados nos p...

23/08/2019

Licitações internacionais e recursos estrangeiros: mão na roda da economia brasileira

Ao ampliar para outros países a divulgação de processos lici...

23/08/2019

Metrô na Zona Norte: Governo abre licitação para estudos da Linha 19-Celeste

No dia 19 de agosto o Metrô publicou uma licitação que irá a...

23/08/2019

Agesul lança licitações para retomar obras do Aquário do Pantanal

Sem obras desde 2016, a Agesul (Agência Estadual de Gestão d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita