A Prefeitura de Cuiabá planeja fazer uma nova licitação do transporte coletivo somente após junho de 2014. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Antenor Figueiredo, é nesse período que vencerão as concessões atuais.
Até lá, os 330 mil usuários do transporte coletivo devem continuar sem perspectiva de melhoria na frota atual, que em sua maioria está sucateada, “quebrando” constantemente durante o trajeto, e não conta sequer com ar-condicionado.
“A concessão vence em junho de 2014, e só vamos fazer licitação nesse período. Por enquanto, estamos cobrando o que é possível cobrar das empresas dentro do contrato, como renovação da frota e abrigos novos. Questões como ar-condicionado não estão no contrato, então estamos fazendo um estudo para ver se a tarifa atual comporta esse benefício”, disse o secretário
Com relação à estrutura física, os avanços, por enquanto, devem ficar restritos a reformas em uma parcela dos pontos de ônibus. “Temos aproximadamente 2 mil pontos em Cuiabá, sendo 800 cobertos. Nós já reformamos 200 abrigos este ano. O prefeito quer colocar, até o final do ano, 60% dos pontos com abrigo”, afirmou Figueiredo.
A SMTU aguarda, também, a decisão do prefeito Mauro Mendes (PSB) com relação ao “pacote” do transporte coletivo aprovado pela Câmara de Cuiabá, que obriga o retorno dos cobradores aos ônibus, amplia o passe-livre estudantil e aumenta o tempo de integração para 2h30. O prefeito ainda não divulgou se sancionará ou vetará os projetos de lei, e diz ainda não saber o impacto das medidas nos custos do transporte.
21/07/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...