A Prefeitura de Criciúma começará a modernizar a coleta de lixo nos espaços públicos da cidade com a instalação de lixeiras subterrâneas. A licitação para contratação da empresa que fará a implantação do sistema foi lançada nesta quarta-feira, dia 28.
O equipamento consiste em um contêiner enterrado, ficando a tampa no nível do solo. Sobre a estrutura serão instalados coletores onde as pessoas poderão depositar seus resídios. A proposta já é utilizada em outros países e municípios de Santa Catarina. Chapecó é uma das cidades que recentemente adotaram a proposta e que serviu como referência para Criciúma seguir o mesmo modelo.
Além de contarem com um compartimento maior para o armazenamento do lixo, as lixeiras subterrâneas buscam melhorar a limpeza da cidade. “Com o contêiner enterrado evitamos mau cheiro nos espaços em que esse sistema é instalado e que moradores de rua e animais vasculhem o lixo, deixando, assim, resíduos espalhados”, comentou a gestora do Fundo Municipal de Saneamento Básico de Criciúma (Funsab), Anequésselen Fortunato.
Inicialmente, em Criciúma, serão instaladas dez lixeiras subterrâneas. Os equipamentos serão implantados nos parques e nas principais praças da cidade. “Servirá como forma de teste. Caso seja uma iniciativa positiva, não está descartada a possibilidade de ampliarmos para as ruas, por exemplo”, confirmou a gestora.
Uso de tecnologia
Além do espaço para armazenar o lixo e dos coletores, a estrutura possui tecnologias acopladas. Sensores mostram quando os contêineres estão cheios para informar a empresa de coleta o momento de retirada dos resíduos. “Vai ter câmeras de monitoramento. Isso também evita vandalismo contra o patrimônio público”, detalhou Anequésselen. O sistema será alimentado por placas de energia solar, que serão instalados junto às lixeiras.
Ainda não é possível estimar qual será o custo exato para a instalação das dez primeiras lixeiras, já que vencerá a licitação a empresa concorrente que apresentar a menor proposta dentro dos critérios estabelecidos no edital. “Mas nós fizemos alguns orçamentos e temos uma estimativa que o investimento seja de aproximadamente R$ 700 mil”, projetou a gestora do Funsab.
Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação terá um período de até 30 dias para executar a instalação dos dez equipamentos.
28/06/2023
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...