Santos (SP) ocupa a terceira posição na lista dos cinco municípios do país com melhor IDHM em Educação. A cidade, que conta com cerca de 30 mil alunos espalhados em 80 escolas municipais, possui um IDHM-Educação de 0,807, considerado muito alto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados sobre a Educação e outros fatores do município foram divulgados no Atlas Brasil 2013, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Em Santos, 73,90% dos alunos entre 6 e 14 anos de Santos cursam o ensino fundamental regular na série correta para a idade. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 51,22% estão matriculados no ensino médio regular sem atraso. Já com relação ao ensino superior, 26,50% dos estudantes entre 18 e 24 anos estão estudando uma graduação.
O investimento em tecnologia para a sala de aula é uma das questões que estão sendo trabalhadas no município. De acordo com Jossélia, já está prevista a aquisição de notebooks e tablets para o próximo ano. “Já temos alguns recursos, no entanto precisamos atualizar nossos equipamentos. Não basta apenas oferecer laboratórios de informática. Nós temos vários processos em licitação para atualizar e trazer o mundo moderno pra dentro da escola. Temos que disponibilizar aos alunos a mesma tecnologia que está sendo usada lá fora”, destaca.
Segundo a secretária, um programa que está trazendo um retorno positivo aos alunos é o Ensino a Distância (EAD) para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Este programa está tendo excelentes resultados e está diminuindo a evasão dos jovens e adultos que não estudaram na idade certa”, afirma.
As aulas para os adultos que não terminaram a escola são divididas em módulos presenciais no primeiro ciclo e vão migrando para o ensino a distância conforme o aluno vai dominando a plataforma online.
08/08/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...