Creches de Teresina devem ser novamente licitadas para surgirem em 2016


O prefeito de Teresina-PI, Firmino Filho, participou de audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, para que intervenha na conclusão de obras de cinco creches junto à construtora MV. Com o atraso do término das obras, pelo menos três mil crianças não iniciaram o ano letivo.

A resposta foi positiva por parte do presidente do FNDE no sentido compensar os atrasos das obras. E baseado na predisposição de o FNDE colaborar, Firmino Filho projetou que aumentará para sete mil o número de vagas em creches no início de 2016.

Firmino Filho afirmou que o presidente do FNDE foi enfático, declarando que a prefeitura pode, a partir de agora, fazer licitação para as obras das creches que ainda não foram iniciadas, utilizando a metodologia que a prefeitura determinar. Ao mesmo tempo, a prefeitura já fica autorizada a abrir licitação para complementar as obras das creches que não foram concluídas pela construtora.

Novas creches
O prefeito de Teresina afirmou que deverá inaugurar as creches no início do próximo ano, viabilizando o acesso das crianças às creches no ano letivo 2016. “O que vai agregar quase sete mil vagas a nossa rede, especialmente a rede infantil. Portanto, vamos ter um salto qualitativo no atendimento à criançada de Teresina”, concluiu.

“Nós temos o compromisso de aumentar a oferta na educação infantil, especialmente para a criançada de dois anos até cinco anos de idade. Contratamos junto ao FNDE 28 novas creches. Foram contratadas em 2013/2014”, lembrou Firmino Filho.

A empresa construtora MV contratada pelo FNDE tem tido dificuldade muito grande de realizar as obras. Firmino Filho informou que sete creches estão com as obras em andamento. Entre elas a do Manoel Evangelista II, de Zequinha Freire, de Santa Isabel, da Primavera Leste, Portal da Alegria II e do Manoel Evangelista III. “Infelizmente a empresa tem tocado as obras num ritmo bastante lento. E muitas delas já estão paralisadas”, lamentou.

A MV, que é paranaense, venceu licitação nacional realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC-FNDE), segundo Firmino Filho, além de não concluir as obras sequer deu explicações convincentes à prefeitura de Teresina.


06/03/2015

Fonte: Portal AZ

 

Curso Licitações

04/12/2025

Projeto para reforma da Escola Tancredo Neves é liberado para licitação

Na quarta-feira (3), o prefeito Mario Costenaro se...

04/12/2025

Campinas divulga data de edital e calendário para licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Campinas (SP) anunciou que vai pub...

04/12/2025

Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira

A publicação do edital de licitação para a constru...

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita