CPTM relança licitação para a compra de drone


A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos relançou a concorrência para a compra de um Drone.

A sessão de conhecimento das propostas foi marcada para 20 de janeiro de 2020.

Como mostrou o Diário do Transporte, a estatal já tinha aberto uma licitação para adquirir o equipamento, mas suspendeu a concorrência depois de o edital sofrer contestações.

Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2019/11/26/cptm-suspende-licitacao-para-a-compra-de-drone/

Conforme comunicado em publicação oficial deste sábado, 14 de dezembro de 2019, a CPTM vai lançar o novo edital na segunda-feira, 16.

A modalidade da concorrência é pregão eletrônico.

O equipamento deve ser usado para monitorar rede aérea e estruturas para manutenção, mas pode também servir para reforço de segurança.

Não é a primeira vez que a estatal adquire o equipamento.

Em dezembro de 2018 a Companhia homologou e adjudicou o extrato de contrato de um drone adquirido junto à Bangues Comércio e Representações, empresa de São Bernardo do Campo.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte na época, a CPTM informou que o equipamento seria utilizado “para auxiliar nas vistorias em caso de manutenção da rede elétrica, trilhos e estações, e também para apoio nos procedimentos para esclarecimento de casos como de roubos e furtos de fios e até acidentes”.

O valor da contratação na época foi de R$ 8.187,10.

A finalidade de uso deste novo equipamento não está clara, no entanto. O Edital do Pregão Eletrônico, segundo a CPTM, estará disponível no site da empresa somente a partir de segunda-feira, 11 de novembro.

USO DE DRONES NO METRÔ DE SALVADOR
O Metrô de Salvador já utiliza drones diariamente para otimizar a mão de obra e melhorar a qualidade nas informações nos 33 quilômetros de linhas do sistema da capital baiana.

O equipamento passou a ser usado no segundo semestre de 2018, sobrevoando os telhados de 20 estações e torres de retransmissão nos 33 quilômetros de trilhos.

A partir deste ano, segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema de trens, ele passou a ser usado como nova ferramenta tecnológica para monitorar os trilhos.

A Concessionária adiantou em maio deste ano que pretende estender o uso e as funções do drone, utilizando o equipamento em instalações de média tensão energética, só acessadas após o desligamento da energia elétrica.

Em entrevista ao Valor Econômico em maio deste ano, José Kako, gestor de manutenção da CCR Metrô Bahia, explicou a importância do equipamento na gestão do sistema de trilhos:

“O drone dá rapidez, qualidade da informação e mitiga o risco de alguém trabalhar em lugares altos. Se ele encontra algum problema, com o vídeo gravado conseguimos colocar na mesa e discutir, o que normalmente numa inspeção não conseguiríamos. Conseguimos detectar se um parafuso está com folga ou se não está“, disse

O metrô baiano opera com 40 trens, transportando em média 370 mil passageiros em dias úteis.


14/12/2019

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Pioneira na modalidade da Nova Lei de Licitações,Prefeitura publica Concorrências Eletrônicas..

Com base na implementação da Nova Lei de Licitaçõe...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita