A CPTM, empresa do governo de São Paulo, aceitou uma certidão emitida por um sindicato patronal que tem como vice-presidente um diretor da Alstom para contratar a própria empresa em dezembro do ano passado, informa nesta terça-feira reportagem de José Ernesto Credendio e Mario Cesar Carvalho, publicada pela Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo a reportagem, o valor do negócio é de R$ 6.948.549. A certidão atestou que somente a Alstom poderia fornecer um equipamento de controle automático de velocidade de trens. Ela foi fornecida à CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, cujo vice-presidente é Luiz Fernando Ferrari, diretor da área comercial da multinacional francesa.
A dispensa de licitação foi questionada no último dia 3 por um dos conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Fulvio Julião Biazzi.
À Folha, a CPTM declarou que dois órgãos do TCE aprovaram o processo e que a certidão é suficiente para atestar a exclusividade da Alstom, o que tornaria desnecessária a abertura de uma concorrência internacional.
10/06/2008
12/12/2025
Marcada licitação para obras em trecho entre a BR-040 e a VC-371
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...12/12/2025
GDF reabre licitação que vai viabilizar maior projeto de infraestrutura do Pôr do Sol
O Governo do Distrito Federal (GDF) republicou, ne...12/12/2025
Prefeitura lança licitação de R$ 4 bilhões para o transporte público de Palmas
A Prefeitura de Palmas abriu uma licitação para co...12/12/2025
Governo de MT autoriza licitação para construir nova sede da Escola Militar Tiradentes em Juara
O Governo de Mato Grosso autorizou, nesta sexta-fe...