A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) lançou nesta terça-feira, 21 de junho de 2022, licitação no formato pregão eletrônico para a concessão de rede wi-fi na estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7 – Rubi e nas Linhas 10 – Turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.
A Sessão Pública para julgamento das propostas será realizada no dia 26 de julho de 2022. O início do prazo para envio da proposta eletrônica está marcado para esta quarta-feira (22).
A Companhia abriu em 09 de julho consulta pública para receber contribuições e manifestações de interessados na instalação da rede de dados móveis nas cinco linhas e trens da companhia.
O contrato de concessão estipula que o vencedor da licitação será responsável pela remuneração e custos de implantação, administração e manutenção de toda a rede de wi-fi.
Em nota na época, a CPTM esclareceu que seu objetivo “é oferecer aos passageiros acesso gratuito à internet e a conteúdo privado, como serviços de streaming e notícias, filmes, músicas, além de campanhas institucionais educativas e de orientação. Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a CPTM também pretende incrementar as receitas acessórias e não tarifárias da empresa”.
Uma das premissas para a oferta da prestação serviço será o acesso gratuito diário pelo período de uma hora por passageiro conectado, respeitando o limite de até 1 GB de download.
Para a gerente de Novos Negócios da CPTM, Natália Melo, “o serviço trará benefícios ao dia a dia do passageiro e, ao mesmo tempo, poderemos ampliar as oportunidades de negócio com a exploração comercial da rede sem fio para os espaços, estruturas e trens das cinco linhas, abrangendo as 62 estações“.
O escopo do contrato não inclui as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, já concedidas à iniciativa privada.
A proposta inicial previa que o vencedor da licitação teria prazo de implantação de até 180 dias, prorrogáveis até 240 dias, além de exploração comercial de 120 meses a partir da implantação.
Dentre os critérios de remuneração devida à companhia estão outorga inicial e remuneração mensal referente à utilização do espaço da CPTM para implantação dos equipamentos.
O Edital com as novas determinações e detalhes técnicos estará disponível a partir desta terça-feira (21) nos sites http://www.cptm.sp.gov.br, http://www.bec.sp.gov.br e www.imesp.com.br.
21/06/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...