CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13


Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.

É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que impliquem na diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 11 de julho de 2019, Aviso de Licitação para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

A Sessão Pública será em 17 de setembro, e o edital estará disponível a partir de hoje, segundo a publicação, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br

Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.

Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros, o que dependerá da efetivação de uma promessa do governador João Doria de construir o Ferroanel.

A obra, quando pronta, permitirá finalmente que os trens de passageiros da CPTM deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros.


11/07/2019

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

23/04/2024

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu uma l...

23/04/2024

Ceasa-ES anuncia abertura de licitação para solução de controle e acesso

Na última quarta-feira (17), a Centrais de Abastec...

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita