BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu ontem apoio à prorrogação dos trabalhos das CPIs dos Correios, do Mensalão e dos Bingos. Se necessário, disse Renan, o Legislativo pode se autoconvocar em janeiro para garantir o fim das investigações. Renan também concordou em contratar em caráter de emergência (sem licitação) duas empresas de consultoria que deverão ser indicadas pelo presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), para dar agilidade à análise de dados da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico. Até quinta-feira serão apresentados os orçamentos de três candidatas, entre elas Boucinhas &; Campos e KPMG.
— Prefiro responder por excesso de apuração do que por omissão. A sociedade quer uma resposta e terá esta resposta — afirmou o senador.
Renan acertou ainda com presidentes e relatores das CPIs o trabalho de pelo menos mais cinco técnicos da Casa para cada uma delas, além de um espaço extra na biblioteca para acomodar documentos e assessores. Também será comprado um software usado por polícias para ajudar a cruzar os dados das CPIs.
— Apenas com o andamento das investigações é que vamos poder dizer se haverá ou não necessidade de prorrogação das investigações — disse ele.
Para Renan, as críticas sobre a demora para as CPIs apresentarem resultados estariam sendo dirigidas ao lugar errado.
— As CPIs dos Correios e do Mensalão apresentaram um relatório preliminar há mais de 30 dias que não teve andamento — salientou ele, sem citar os pedidos de abertura de processo de cassação contra 17 parlamentares que ainda não foram enviados ao Conselho de Ética da Câmara.
05/10/2005
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...