CPI divulgará nomes de empresas que contrabandearam


Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria divulga, na próxima sexta-feira (14), na Assembléia Legislativa de São Paulo, o nome das empresas envolvidas em uma rede de contrabando de equipamentos de informática. Entre os equipamentos, estão computadores e laptops recondicionados nos Estados Unidos e vendidos como novos no Brasil, além de impressoras pirateadas ou contrabandeadas. A informação é do presidente da CPI, deputado Medeiros (PL-SP).

Os deputados da comissão também vão divulgar os nomes das empresas que, supostamente, foram prejudicadas ao comercializarem produtos sem saber que eram contrabandeados.

Auxílio dos EUA

O deputado Rubinelli (PT-SP), integrante da comissão, disse que a intenção da CPI é desmantelar a quadrilha junto com a Receita Federal e a Polícia Federal. A CPI também pretende pegar a conexão fora do Brasil e, para isso, vai pedir auxílio dos Estados Unidos e cobrar a responsabilidade daquele país no combate a esse contrabando.

O deputado diz que não pode antecipar muito as investigações, mas alerta que o trabalho dessa “máfia” é algo gigantesco e muito bem organizado. “Nós vamos trazer ao conhecimento público documentos realmente estarrecedores, que mostram de que forma o crime organizado se colocou aqui no Brasil”.

Licitações públicas

Rubinelli informou que somente uma das empresas envolvidas fatura mensalmente R$ 14 milhões, e apenas uma das pessoas investigadas têm dez empresas no nome dela. O deputado também destaca que os contrabandistas podem estar entrando em processos de licitação. “Pode ser que esses criminosos tenham participado até de licitações públicas e, obviamente, podem ter ganho as licitações porque, como o material deles era contrabandeado e não pagavam impostos, eles podiam, com certeza, oferecer um melhor preço. Estamos investigando isso também”, conclui o parlamentar.

No mês passado, a CPI realizou em conjunto com a Polícia Civil paulista uma operação que apreendeu 115 mil peças em empresas de informática. Os deputados pretendem ouvir os investigados, nesta semana, em audiências públicas na Assembléia Legislativa de São Paulo.


10/05/2004

Fonte: Agência Camara

 

Avisos Licitações

24/04/2024

Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para construção do novo Centro de Proteção Animal

A Prefeitura de Caxias do Sul está recebendo propo...

24/04/2024

Governo federal lança licitação de R$ 257 milhões para substituir empresa de manutenção na BR-319

O governo federal lançou uma licitação com valor e...

24/04/2024

Prefeitura abre licitação para contratar empresa para recuperar ruas da cidade

A prefeita Angela Schuh assinou requisição a pedi...

23/04/2024

Prefeitura de Cascavel anuncia licitação para o Hospital de Retaguarda

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria M...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita