Corsan licitará diagnósticos das barragens do DNOS e Saturnino


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está elaborando edital para licitar a contratação de uma empresa que fará o diagnóstico da situação das Barragens do DNOS e Saturnino de Britto, que abastecem a população de Santa Maria. A medida foi confirmada na manhã desta segunda-feira, pelo superintendente Regional da Corsan, José Epstein. O estudo será enviado ao Ministério Público, que notificou a estatal para que apresentasse laudo dando conta da situação, especificamente, da Barragem do DNOS.

O pedido foi motivado após alerta feito, em 2014, à Promotoria, pelo geólogo e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos Leite Maciel Filho, sobre as condições do local. A Corsan resolveu licitar a elaboração de laudos para as duas barragens. Na notificação do MP, fica estabelecido o prazo de 10 dias para apresentação do documento. No entanto, devido à complexidade dos estudos e os procedimentos necessários para a elaboração dos diagnósticos, Epstein estima um prazo de 90 a 120 dias para que a notificação possa ser respondida. Mas antecipa e garante que não há qualquer tipo de situação que possa provocar colapso nos reservatórios.

Em março de 2014 a situação da Barragem do DNOS foi fotografada quando o geólogo ainda era representante da Fundação MO’Ã (ONG que trata de questões ambientais), no Comitê de Gestão da Bacia do Vacacai Mirim. “Entre os apontamentos feitos ao promotor citamos a necessidade da desobstrução de drenos e o restabelecimento dos poços de pequena bitola para medir a profundidade do nível da água dentro do maciço da barragem”, explicou Maciel.

No pedido feito ao MP o geólogo cita os caminhos que a água deve percorrer e que na Barragem sobre o Vacacaí Mirim existe um filtro que conduz a água infiltrada até os canos furados e ela cai sobre uma canaleta concretada até o leito do rio. Ele relatou ao promotor que alguns drenos estavam entupidos e a canaleta entulhada pela vegetação, provocando erosão interna. O assunto foi manchete de capa de A Razão, na edição dos dias 09/10 de maio de 2015.


18/05/2015

Fonte: A Razão

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita