A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) lançou nessa terça-feira (28) um edital para a construção de uma ciclovia de 1,8 quilômetro na Avenida Waldemar Spranger, na zona sul de Londrina. A obra será executada como uma contrapartida para que a Prefeitura Municipal de Londrina libere a rede de alta tensão instalada no Jardim Bandeirantes, região oeste.
O aviso da licitação foi publicado no Jornal Oficial do Estado número 9.321. A ciclovia compreenderá o trecho da Avenida Waldemar Sprander entre a PR-445 e a Rua dos Funcionários, com orçamento previsto de R$ 310 mil, 0,1% do valor que a empresa investiu na rede de alta tensão, cerca de R$ 7 milhões.
No entanto, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Copel, houve uma alteração no traçado da ciclovia, a pedido da prefeitura, passando a ser de 1,8 quilômetro a extensão - ao invés dos 1,6 quilômetro previsto -, não terminando na Rua dos Funcionários, mas indo até a Rua Carlos da Costa Branco.
As propostas serão recebidas até o dia 3 de dezembro pelo Departamento de Construção de Linhas e Subestações da Copel. A obra é uma contrapartida exigida pela Prefeitura de Londrina para que a rede de alta tensão entre em funcionamento.
Os supespostes e a subestação Canadá instalados na zona oeste de Londrina causaram descontentamento dos moradores, que temem pela segurança. Uma comissão foi montada na Câmara de Londrina para discutir o assunto e já analisou os quesitos técnicos, jurídicos e de acessibilidade da obra.
O presidente dessa comissão, o vereador Mário Neto Takahashi (PV), mostrou-se surpreso com a notícia e informou que vai oficiar a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação para buscar esclarecimentos.
"Nós temos servidores da Secretaria de Obras na comissão, a Copel tem uma cadeira e, em nenhum momento, foi debatido isso, foi colocado em pauta. Queremos saber se existem mais medidas que foram acordadas entre a prefeitura e Copel sem que nós tivéssemos ciência", colocou.
Takahashi também questionou o que levou o município a escolher a Avenida Waldemar Spranger. "A acessibilidade do Jardim Presidente foi danificada com a instalação dos superpostes e eles vão fazer em um local distante, nada a ver", avaliou.
Na manhã desta quarta-feira, a reportagem de odiario.com não conseguiu contato com o secretário de Obras, Valmir Matos, mas em entrevista à rádio Paiquerê AM, ele afirmou que a ciclovia faz parte de um acordo feito entre a Copel e antiga administração municipal.
Matos declarou que a liberação da rede não se dará com a ciclovia, mas após a finalização do grupo de trabalho do Legislativo.
29/10/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...