Cooperativa pode ter preferência em licitação pública


Para Josias Gomes, a atual legislação favorece as grandes empresas
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5730/05, do deputado Josias Gomes (PT-BA), que altera o critério de desempate nas LICITAÇÕES e contratos da administração pública. O objetivo é dar preferência às cooperativas e pequenas empresas nas compras governamentais, especialmente no setor agropecuário.
Atualmente, em caso de empate em LICITAÇÕES públicas, têm preferência, respectivamente, os bens produzidos ou serviços prestados por empresas brasileiras de capital nacional, os produzidos no País e aqueles produzidos ou prestados por empresas brasileiras. Pelo projeto, passarão a ter preferência os bens ou serviços produzidos, prestados ou comercializados por cooperativas, produzidos ou prestados por empresas brasileiras de micro e pequeno porte e, por último, aqueles produzidos no País.
Oligopólio agropecuário
O autor da proposta afirma que a atual legislação favorece as grandes empresas, excluindo setores menores como as cooperativas agropecuárias. "A lei restringe a competição e mantém a estrutura oligopólica que vigora nos mercados agropecuários, com a imposição de preços não remuneradores aos produtos agrícolas", alerta Josias Gomes.
o deputado chama atenção ainda para o grande poder de compra das três esferas de governo, estimado em R$ 120 bilhões – ou cerca de 6,7% do PIB. "Esses recursos não têm sido usados para fortalecer as cooperativas, as micro e pequenas empresas ou favorecer o desenvolvimento regional ou o processo de inovação tecnológica", afirma.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


23/08/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Pioneira na modalidade da Nova Lei de Licitações,Prefeitura publica Concorrências Eletrônicas..

Com base na implementação da Nova Lei de Licitaçõe...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita