Contrato com concessionária pode ser extinto, diz procurador


O governo do Paraná, através do DER, vai instaurar um processo administrativo de caducidade buscando a extinção do contrato de concessão com a empresa Caminhos do Paraná. A informação é do procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda. O procurador lembra que a empresa abdicou do reajuste das tarifas referentes ao ano de 2003 ao assinar o pré-contrato em dezembro do mesmo ano
O governo do Paraná, através do DER, vai instaurar um processo administrativo de caducidade buscando a extinção do contrato de concessão com a empresa Caminhos do Paraná. A informação é do procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda.
O procurador lembra que a empresa abdicou do reajuste das tarifas referentes ao ano de 2003 ao assinar o pré-contrato em dezembro do mesmo ano. “Se a concessionária ignora o que foi estabelecido no pré-contrato e alega ter direito a este aumento de 15,34% também tem deveres contratuais não cumpridos no período”, afirma.
“Entre as obrigações não cumpridas podem ser destacadas a não execução de obras rodoviárias, a falta do recolhimento de verbas de fiscalização e a não contratação do seguro garantia”, ressalta.
Segundo o procurador, o processo de caducidade será baseado nessas irregularidades e deve ser instaurado nos próximos dias. “Será montada uma comissão que agirá de acordo com o contrato, verificando as obrigações da empresa”, acrescenta.
Lapa – Botto ressalta ainda que, com o fim do pré-contrato, a concessionária Caminhos do Paraná está operando irregularmente na praça de pedágio da Lapa, na BR-476.
O trecho foi concedido à empresa através de um termo aditivo assinado entre o governo anterior e a concessionária. “Porém, sem a abertura de concorrência”, explica ainda o procurador.
“De acordo com uma portaria do Ministério dos Transportes essa parte do aditivo não possui legalidade por não ter ocorrido processo licitatório no trecho concedido”, complementa.


02/04/2005

Fonte: Diário Popular

 

Avisos Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita