A Tanzânia seleccionou um consórcio constituído pela portuguesa Mota-Engil e pela turca Yapi Merkezi para construírem cerca de 400 quilómetros de linha férrea que vai ligar o país ao Burundi e ao Ruanda, noticiou ontem a imprensa portuguesa.
O custo associado ao contrato será superior a mil milhões de euros (cerca de 187 mil milhões de kwanzas), mas os outros detalhes do negócio são confidenciais.
O consórcio é detido em partes iguais pela empresa portuguesa e pela Yapi. No mês passado, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez uma visita à Tanzânia com o intuito de estreitar os laços entre os dois países.
Operações em Angola
A Mota-Engil também opera no mercado angolano, onde, recorde-se, obteve quinta-feira uma licitação do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) para reabilitar uma via estruturante de Luanda.
A obra envolve a reabilitação do trajecto entre a Via Expresso, Camama e Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, incluindo trabalhos de micro e macro drenagem, bem como a elevação de uma rotunda, por algo mais que 178 milhões de euros (um pouco acima dos 33 mil milhões de kwanzas).
Com três faixas de rodagem em cada sentido, a Via Expresso é um dos principais eixos viários da província de Luanda.
05/02/2017
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...