O Governo Federal vai dividir em vários lotes a construção do trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O objetivo é acelerar as obras e inaugurar o empreendimento até 2020.
De acordo com o Valor Econômico, a Etav, empresa criada para o negócio, vai dividir os 511 quilômetros em 10 trechos, evitando que a obra fique com um grupo restrito de construtoras. Com a concorrência internacional, o governo quer tirar proveito da ociosidade de construtoras estrangeiras devido à queda de investimentos em obras nos países ricos.
As obras do trem-bala estão previstas para começar em 2014. O prazo de entrega do empreendimento será de seis anos, mas a Etav acredita que há condições para a antecipação da entrega para 2019.
O novo calendário de audiências públicas será divulgado até o final de agosto, com reuniões em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos e Barra Mansa. A primeira licitação, que vai definir a operadora e a tecnologia empregada, sairá no primeiro semestre do ano que vem.
Entre as cláusulas da licitação, estará o tempo de operação no país de origem, histórico de acidentes e o número de passageiros transportados. Além das obras, o projeto executivo do trem-bala também será dividido em trechos.
16/08/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...