Um bondinho, semelhante ao que já existe no Rio de Janeiro, está com previsão para ser instalado em Corumbá até outubro de 2016. O empreendimento é uma das apostas da prefeitura local para melhorar a estrutura turística da cidade, que fica a 414 quilômetros de Campo Grande.
Ele será construído no final da rua Frei Mariano e vai fazer uma ligação direta com o porto. O trânsito naquela rua não será influenciado pela construção.
A licitação que definiu a empresa que fará a obra já foi finalizada e a assinatura do contrato deve acontecer dentro dos próximos 30 dias. O prazo previsto para conclusão do empreendimento é de 10 meses. Com o bondinho, o acesso da parte alta para o porto será facilitado.
Atualmente só é possível ir para a parte baixa da cidade, que fica às margens do rio Paraguai, por uma escadaria ou por ladeiras que tem calçadas estreitas e as ruas são de paralelepípedos. O acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais motoras, por exemplo, é complicado.
A construção do bondinho será viabilizada com recurso federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O investimento deve ficar em torno de R$ 1 milhão e não está prevista contrapartida do município.
"Vai se tornar um fator turístico, sem dúvida. Além disso, é algo muito importante para melhorar a acessibilidade ao porto. Irá mudar a vista de quem está no porto", analisou a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Mascarenhas Scadini.
Ainda não foi definido se haverá cobrança para acesso ao sistema. A forma como será feita a administração do bondinho será discutida futuramente.
OUTRAS OBRAS
As reformas das praças da Independência e da República em Corumbá também fazem parte do pacote do PAC Cidades Históricas. Nos dois casos, a prefeitura aportou recursos próprios também, além da verba federal.
O pacote que o município tenta emplacar na mesma modalidade de obtenção de recursos é constituído de outros projetos. Os já aprovados são o bondinho para o porto, as reformas das praças da República e Independência.
Falta ainda aprovação das restaurações da igreja matriz Nossa Senhora da Candelaria, do Instituto Luiz Albuquerque (ILA), do prédio da antiga prefeitura, da Casa do Artesão, do Hotel Internacional e do Mercadão.
12/10/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...