Construção de bondinho em cidade histórica do Estado começa neste ano


Um bondinho, semelhante ao que já existe no Rio de Janeiro, está com previsão para ser instalado em Corumbá até outubro de 2016. O empreendimento é uma das apostas da prefeitura local para melhorar a estrutura turística da cidade, que fica a 414 quilômetros de Campo Grande.

Ele será construído no final da rua Frei Mariano e vai fazer uma ligação direta com o porto. O trânsito naquela rua não será influenciado pela construção.

A licitação que definiu a empresa que fará a obra já foi finalizada e a assinatura do contrato deve acontecer dentro dos próximos 30 dias. O prazo previsto para conclusão do empreendimento é de 10 meses. Com o bondinho, o acesso da parte alta para o porto será facilitado.

Atualmente só é possível ir para a parte baixa da cidade, que fica às margens do rio Paraguai, por uma escadaria ou por ladeiras que tem calçadas estreitas e as ruas são de paralelepípedos. O acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais motoras, por exemplo, é complicado.

A construção do bondinho será viabilizada com recurso federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O investimento deve ficar em torno de R$ 1 milhão e não está prevista contrapartida do município.

"Vai se tornar um fator turístico, sem dúvida. Além disso, é algo muito importante para melhorar a acessibilidade ao porto. Irá mudar a vista de quem está no porto", analisou a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Mascarenhas Scadini.

Ainda não foi definido se haverá cobrança para acesso ao sistema. A forma como será feita a administração do bondinho será discutida futuramente.

OUTRAS OBRAS

As reformas das praças da Independência e da República em Corumbá também fazem parte do pacote do PAC Cidades Históricas. Nos dois casos, a prefeitura aportou recursos próprios também, além da verba federal.

O pacote que o município tenta emplacar na mesma modalidade de obtenção de recursos é constituído de outros projetos. Os já aprovados são o bondinho para o porto, as reformas das praças da República e Independência.

Falta ainda aprovação das restaurações da igreja matriz Nossa Senhora da Candelaria, do Instituto Luiz Albuquerque (ILA), do prédio da antiga prefeitura, da Casa do Artesão, do Hotel Internacional e do Mercadão.


12/10/2015

Fonte: Correio do Estado

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita