A empresa Constroeste, de Rio Preto, venceu a licitação de R$ 4,5 milhões do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), para a pavimentação da vicinal de acesso ao Jardim dos Pássaros, na zona norte de Rio Preto. Os envelopes com as propostas financeiras foram abertos ontem, na Diretoria de Engenharia do DER, em São Paulo.
O valor da proposta vencedora não foi divulgado, mas estima-se que a empresa ofereceu desconto que varia de 3% a 7% sobre o valor da licitação. De acordo com o diretor regional do DER, Natal Takashi Arakawa, a vencedora da licitação deverá pavimentar três quilômetros da vicinal. Para oficializar a contratação da empresa vencedora, o DER aguardará a assinatura de um convênio entre o governo estadual e a Prefeitura de Rio Preto. O Estado precisa de autorização da Prefeitura para realizar obra em área municipal.
“Já encaminhei à Prefeitura uma relação com os documentos exigidos pelo DER para realizar a obra. Agora, estou esperando uma resposta da Prefeitura”, disse o diretor do DER. Ele prevê que a pavimentação da vicinal de acesso ao Jardim dos Pássaros seja realizada em um prazo de nove meses. A Prefeitura deverá desapropriar áreas rurais para que o DER execute o serviço. “O início da obra dependerá das ações de desapropriação da Prefeitura. Se as desapropriações não forem amigáveis haverá demora no início da pavimentação”, afirmou Arakawa. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PPS), solicitou à Secretaria de Planejamento que avalie o valor da contrapartida que a Prefeitura deverá desembolsar para a realização da obra. A pavimentação exige uma faixa de domínio de 30 metros na vicinal, que terá de ser desapropriada. A Prefeitura avalia ainda o custo para as obras de drenagem da vicinal, que não seriam contempladas no projeto do Estado.
Paternidade
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) e Edinho reivindicam a “paternidade” da verba liberada pelo governo estadual. Em setembro do ano passado, Lopes visitou bairros às margens da vicinal para anunciar a liberação do dinheiro. Dias depois o prefeito alegou que o dinheiro para a obra foi reivindicado por ele ao governador no início de 2007. O deputado diz que “não quer acreditar” que questões políticas possam empacar o andamento da obra. A assessoria de Edinho afirma que a demora se deve a aspectos técnicos.
11/03/2008
12/10/2024
Licitação da decoração natalina de Paranavaí está prevista para o fim de outubro
A licitação para contratar a empresa responsável p...11/10/2024
Governo do Rio anuncia licitação para definir nova operadora das barcas
Rio - A Secretaria de Estado de Transporte e Mobil...11/10/2024
Estado fará nova licitação para contratar OSS para gestão da Policlínica de Marabá
Embora esteja praticamente pronta, a inauguração d...11/10/2024
Santa Isabel – Prefeitura abre licitação para mais um trecho de estrada
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria...