O consórcio integrado pelas empreiteiras Serveng, Carioca e S.A. Paulista venceu a licitação para o primeiro dos 14 lotes da transposição do rio São Francisco, a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) financiada com dinheiro dos impostos. O resultado será anunciado hoje pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), num sinal da disposição do governo de não interromper o projeto.
"Não anunciei antes para não dizerem que estava atropelando", disse o ministro à Folha logo depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) liberar a continuidade das obras. Até outubro de 2008, o governo quer anunciar o resultado da disputa pelos demais 13 lotes entregues à iniciativa privada.
As empreiteiras deverão receber R$ 3,3 bilhões. Esse valor não inclui a elaboração dos projetos básicos nem a supervisão e o gerenciamento da obra, já entregues a outras empresas privadas.
O consórcio das empreiteiras Serveng, Carioca e S.A. Paulista apresentou o menor preço -R$ 247 milhões- para a construção do primeiro trecho do eixo Norte, logo depois da captação das águas do rio na cidade de Cabrobó (PE) e a construção da primeira barragem, sob os cuidados do Exército. Na disputa, derrotou a empreiteira Norberto Odebrecht, a mesma que ganhou recentemente o leilão para construir e operar a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO).
O eixo Norte é o maior do projeto: prevê a construção de 440 km de canais de concreto, que levarão uma parcela das águas do rio para regiões do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Ontem a construtora Encalso, que disputa dez trechos da transposição em consórcio com outras três empreiteiras, anunciou que irá recorrer do resultado da licitação para o primeiro lote. Avisado anteriormente do resultado, o consórcio vencedor do primeiro lote esperava ontem o anúncio oficial para se manifestar. A Odebrecht não se manifestou.
20/12/2007
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...